Superação é a marca dos campeões da etapa de Goiânia do Circuito de Corridas CAIXA

Gilberto Silvestre Lopes havia deixado a vitória escapar duas vezes, enquanto Joziane Cardoso da Silva se recuperou de lesão. Com perseverança, atletas nunca desistiram e foram recompensados com a vitória na última prova de 2018 da mais tradicional série de provas de rua do Brasil

Goiânia (GO) – A última etapa do Circuito de Corridas CAIXA em 2018 foi marcada por dois resultados frutos da perseverança. Os campeões da Elite 10km da prova de Goiânia subiram ao lugar mais alto do pódio porque lutaram. Lutaram sem nunca desistir. Gilberto Silvestre Lopes ‘bateu na trave duas vezes’, chegando em segundo lugar em Ribeirão Preto e Porto Alegre. Joziane Cardoso da Silva superou um período marcado por lesões que a afastaram das principais competições do País.

Os campeões Gilberto e Joziane (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Na noite de sábado (8), na capital de Goiás, Gilberto e Joziane deram a volta por cima. “Esta foi minha quarta participação no Circuito CAIXA este ano. Fui vice duas vezes. Já era hora de eu ganhar pelo menos uma. E eu nunca tinha conseguido vencer uma etapa. Sair vitorioso na última do ano foi bom demais. Vou levar essa recordação para sempre”, garantiu o campeão da Elite 10km masculina, de São Miguel do Anta, em Minas Gerais. “A prova foi boa e eu meio que lavei a alma, pois fazia um tempo que não entrava nas grandes competições por motivo de lesão. Agora estou voltando e está tudo certo”, explicou a paranaense de Nova Santa Bárbara, medalha de ouro entre as mulheres.

Gilberto Silvestre Lopes venceu com o tempo de 31min32. Ele foi seguido de perto por Glenison Gilbert de Carvalho (31min53) e Cosme Ancelmo de Souza (32min06), segundo e terceiro colocados, respectivamente. Completaram o pódio da elite 10km: Antonio Wilson de Sousa Lima (32min25) e Carlos de Oliveira Santos (32min43). O recorde da etapa de Goiânia segue com queniano Edwin Kiprop Kibet, que fez 29min50 em 2015. Gilberto, contudo, foi mais veloz que o campeão de 2017, Flávio Henrique Guimarães Andrade, que marcou 32min38.

Pódio masculino (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Entre as mulheres, Joziane Cardoso da Silva conseguiu uma vitória apertada. Recordista da etapa de Goiânia (com 34min41 obtido em 2015), ela cruzou a linha de chegada em 37min32, apenas quatro segundos à frente de Jessica Ladeira Soares, que chegou com 37min36. Cruz Nonata da Silva (37min51), Simone Ponte Ferraz (38min08) e Roselene Alves de Oliveira (38min31) completaram o pódio da Elite 10km feminina. Assim como ocorreu entre os homens, Joziane também baixou o tempo em relação aos 39min19 de Rosiane Xavier dos Santos no ano passado.

O ano de 2018 foi histórico para o Circuito CAIXA, que comemorou o aniversário de 15 anos de atividades ininterruptas. A festa de encerramento foi em grande estilo, com milhares de corredores, entre atletas de ponta e amadores, ganhando as ruas da cidade no sábado à noite. Entre as categorias em disputa, além da Elite 10km, estavam a geral, economiário e por faixa etária, para homens e mulheres, nos percursos de 10km e 5km. Como nas etapas anteriores, foi possível correr em duplas ou caminhar.

Pódio feminino (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Medalhista olímpica – A largada e da premiação da corrida contaram com a presença da medalhista olímpica Rosemar Coelho. Integrante do programa Heróis do Atletismo CAIXA, ela também ministrou uma palestra na sexta-feira (7), para 200 crianças e jovens de 10 a 18 anos no Espaço Maçônico, quando falou sobre o início da carreira no atletismo e a trajetória até chegar à conquista na Olimpíada de Pequim/2008, no revezamento 4x100m.

Pegada do Bem – Como nas 11 etapas anteriores, a campanha Pegada do Bem entrou na programação do Circuito CAIXA em Goiânia. Ao longo do ano, a ação recebeu doações de tênis a fim de incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade social, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos. Os calçados puderam ser entregues na retirada dos kits na sexta e sábado e também na arena da prova. Essa iniciativa já arrecadou dezenas de pares de tênis nas provas anteriores, todos encaminhados para entidades assistenciais das cidades participantes.

Gilberto vence em Goiânia (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

História e tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no apoio aos atletas brasileiros de elite e incentivo ao esporte entre os amadores. Com 15 anos de atividades ininterruptas, é considerado a mais tradicional série de corridas de rua do País.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. A etapa de Goiânia teve supervisão técnica da Federação Goiana de Atletismo.

Etapa de Goiânia do Circuito CAIXA (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Circuito de Corridas CAIXA 2018 – Etapa de Goiânia

Resultados

Elite 10km Masculina

1) Gilberto Silvestre Lopes (Marinha Do Brasil / Cefan) – 31min32

2) Glenison Gilbert de Carvalho (Elite Academia SJDR) – 31min53

3) Cosme Ancelmo de Souza (Bradesco Seguros) – 32min06

4) Antonio Wilson de Sousa Lima (BRB) – 32min25

5) Carlos de Oliveira Santos (Esporte Clube Pinheiros) – 32min43

Início da prova na capital de Goiás (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Elite 10km Feminina

1) Joziane Cardoso da Silva (Londrina/CAIXA) – 37min32

2) Jessica Ladeira Soares (File e Marcia Narloch) – 37min36

3) Cruz Nonata da Silva – 37min51

4) Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running) – 38min08

5) Roselene Alves de Oliveira (Tornado) – 38min31

Largada da elite em Goiânia (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Etapas do Circuito de Corridas CAIXA 2018

1ª etapa – 13/05 – Belo Horizonte

2ª etapa – 19/05 – Uberlândia

3ª etapa – 10/06 – Salvador

4ª etapa – 01/07 – Campo Grande

5ª etapa – 29/07 – Recife

6ª etapa – 05/08 – Fortaleza

7ª etapa – 26/08 – Porto Alegre

8ª etapa – 16/09 – Ribeirão Preto

9ª etapa – 14/10 – Curitiba

10ª etapa – 21/10 – São Paulo

11ª etapa – 25/11 – Brasília

12ª etapa – 08/12 – Goiânia

Mais informações:

Site: www.circuitocaixa.com.br

Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/

Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br

Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo