Terremoto de 7 graus na Escala Richter atinge o Alasca (EUA)

Um forte terremoto de magnitude de 7 graus na Escala Richter atingiu nesta sexta-feira (30/11) a cidade de Anchorage, no Alasca, região pertencente aos Estados Unidos (EUA). Ainda não há informações sobre possíveis danos e/ou vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as autoridades locais chegaram a emitir um alerta de tsunami, mas cerca de 30 minutos depois, retiraram o alerta.

O governador do Alasca decretou estado de desastre e solicitou ajuda ao Governo Federal, que ainda não se pronunciou a respeito.

Um forte terremoto atingiu nesta sexta-feira (30/11) o Alasca (EUA) danificando prédios e estradas – Foto: Dan Joling/AP Photo

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que vários prédios foram esvaziados, e que muitas pessoas entraram em pânico. A princípio, não há risco de desabamentos.

Testemunhas disseram que funcionários de uma empresa teriam voltado a trabalhar em um dos prédios, mas que eles foram obrigados a deixar o local em decorrência de novos tremores de terra.

Um repórter da Associated Press relatou ter visto rachaduras em um prédio de dois andares. A edificação foi evacuada, tendo os moradores sido levados para abrigos.

O terremoto também danificado e redação da KTVA em Anchorage, no Alasca (EUA) – Foto: Cassie Schurm/Twitter/Reprodução

Em nota, a Assessoria de Imprensa do governador do Alasca, Bill Walker, disse que ele telefonou pessoalmente para a Casa Branca solicitando ajuda imediata, e salientou que as autoridades federais estão monitorando danos em estradas, pontes e prédios públicos.

Moradores do Alasca registraram danos em residências, escolas, supermercados, prédios públicos e estradas. As imagens divulgadas em redes sociais mostram danos em uma pista de rodovia.

A Jornalista Cassie Schirm, da rede de TV KTVA, conseguiu fazer imagens da redação do canal durante o terremoto, as quais mostram parte do forro que caíram sobre a bancada do telejornal e do chão. Após fazer as fotografias, ela teve que deixar o prédio por razões de segurança.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), informou que o tremor foi de 7 graus na Escala Richter, com epicentro a 12 km ao Norte de Anchorage, cidade com cerca de 300 mil habitantes.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo