Brasileiros confirmam hegemonia na temporada de 15 anos do Circuito CAIXA

Dobradinha de Damião Ancelmo de Souza e Wellington Bezerra da Silva na categoria Elite 10km masculina na etapa de Brasília deixa o placar da disputa por vitórias entre atletas do Brasil e África em sete a quatro em favor dos pratas da casa

Brasília (DF) – A etapa de Brasília do Circuito CAIXA confirmou a hegemonia brasileira na categoria Elite 10km masculina. Neste domingo (25), Damião Ancelmo de Souza foi o mais veloz para garantir a vitória em uma acirrada disputa com Wellington Bezerra da Silva, decidida apenas nos metros finais. A dobradinha verde-amarela no Distrito Federal leva o placar da rivalidade entre atletas do Brasil e África para sete a quatro. Como falta apenas uma corrida para o fim da temporada 2018 da mais tradicional série de provas de rua do país (Goiânia/GO, dia 8 de dezembro), os estrangeiros não têm mais chances de alcançar os pratas da casa.

Damião vence em Brasília (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

“Foi uma prova legal, disputada debaixo de chuva. Procurei trabalhar bem o ritmo desde o início para não travar no final. Lutamos, eu e o Wellington e estou feliz com a vitória. Parabéns para nós, brasileiros, que chegamos na frente aqui na capital do Brasil”, afirmou o campeão Damião. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 30min19, apenas dois segundos à frente de Wellington, que fez 30min21. O queniano Nicolas Kipkorir Chelino terminou em terceiro (30min28). Completaram o pódio Gilberto Silvestre Lopes (30min34) e o português Alberto Casimiro da Costa Paulo (30min43).

Entre as mulheres, o placar entre Brasil e África agora está em oito a três para as estrangeiras. Melhor para a queniana Sharon Chelimo Arusho, campeão da categoria Elite 10km com o tempo de 35min54. Cruz Nonata da Silva chegou em segundo lugar, com 36min27. “Não gosto de correr com chuva, então, não foi uma prova muito fácil. Mas o percurso não foi tão complicado. Passei junto com a queniana até o quilômetro três e o ritmo não estava tão forte, mas a partir daí ela começou a abrir. Mas lutei até o final e estou feliz com o resultado”, declarou Cruz. O restante do pódio foi todo do Brasil, com Roselene Alves de Oliveira (37min16), Simone Ponte Ferraz (37min33) e Rosiane Xavier dos Santos (38min34).

A chuva não esfriou os ânimos dos amadores (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Invertendo as posições – O resultado de 2018, ano em que completa 15 anos de atividades ininterruptas, inverte as posições do ano passado. Em 2017, foram as mulheres a garantir a vitória brasileira do Circuito CAIXA. Fabiana Cristine da Silva foi a mais veloz e cruzou a linha de chegada com o tempo de 36min23. Já entre os homens, o campeão foi o tanzaniano Mejan Reginald Lucian, com 30min59. Já os recordes da etapa do Distrito Federal se mantém intactos. E pertencem a dois quenianos: Emmanuel Kipkemei Bett (29min27), em 2010; e Maurine Jelagat Kipchumba (33min38), em 2013.

A largada do Circuito CAIXA foi em frente ao Palácio do Buriti e a chuva não apagou o ânimo dos milhares de corredores que encararam os percursos de 5km e 10km, além de caminhada de 5km. Quem ajudou a manter o alto astral foi a campeã olímpica Maurren Maggi. A medalhista de ouro no salto em distância nos Jogos de Pequim/2008 deu a largada e depois participou da cerimônia de premiação.

Festa dos amadores na linha de chegada (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Entre as categorias em disputa na etapa da capital do Brasil estavam a geral, economiário e por faixa etária, para homens e mulheres. Outra opção foi a possibilidade de correr em duplas. Antes de Brasília, o Circuito CAIXA passou pelas cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Salvador, Campo Grande, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Curitiba e São Paulo.

Pegada do Bem – Como nas dez etapas anteriores, a campanha Pegada do Bem desembarcou em Brasília. A ação recebe doações de tênis a fim de incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade social, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos. Os calçados foram entregues tanto na retirada dos kits na sexta e sábado, na loja Centauro, como na arena neste domingo. Essa iniciativa já arrecadou dezenas de pares de tênis nas provas anteriores, todos encaminhados para entidades assistenciais das cidades participantes.

Cruz nonata cruza em segundo lugar (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

História e tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no apoio aos atletas brasileiros de elite e incentivo ao esporte entre os amadores. Com 15 anos de atividades ininterruptas, é considerado a mais tradicional série de corridas de rua do País.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. A etapa de Brasília tem supervisão técnica da Federação de Atletismo do Distrito Federal.

Alegria nas avenidas da Capital Federal (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Etapa de Brasília – Resultados

Categoria Elite 10km Masculina

1) Damião Ancelmo de Souza (Bradesco Seguros) – 30min19

2) Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro) – 30min21

3) Nicolas Kipkorir Chelino (Luasa Sports Caixa) – 30min28

4) Gilberto Silvestre Lopes (Marinha do Brasil / Cefan) – 30min34

5) Alberto Casimiro da Costa Paulo (Sport Lisboa Benfica – SLB) – 30min43

Maurren faz selfie com os corredores (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Categoria Elite 10km Feminina

1) Sharon Chelimo Arusho (Luasa Sports / Caixa) – 35min54

2) Cruz Nonata da Silva – 36min27

3)Roselene Alves de Oliveira (Tornado) – 37min16

4) Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running) – 37min33

5) Rosiane Xavier dos Santos (Super Time Pro BRB Mobile) – 38min34

Até o cachorro fez atividade física (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Etapas do Circuito de Corridas CAIXA 2018

1ª etapa – 13/05 – Belo Horizonte

2ª etapa – 19/05 – Uberlândia

3ª etapa – 10/06 – Salvador

4ª etapa – 01/07 – Campo Grande

5ª etapa – 29/07 – Recife

6ª etapa – 05/08 – Fortaleza

7ª etapa – 26/08 – Porto Alegre

8ª etapa – 16/09 – Ribeirão Preto

9ª etapa – 14/10 – Curitiba

10ª etapa – 21/10 – São Paulo

11ª etapa – 25/11 – Brasília

12ª etapa – 08/12 – Goiânia

Pelotão da frente entre as mulheres (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Mais informações:

Site: www.circuitocaixa.com.br

Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/

Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br

Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo