Grão mais consumido hoje no país, a soja ajuda na melhoria da alimentação saudável

Foto: Divulgação

soja é um grão muito utilizado no Brasil, um dos motivos é por ser um alimento com um valor nutricional muito alto. O produto que tem grande aceitação nos lares é o óleo de soja, o segundo mais utilizado no mundo, de acordo com dados do Departamento de Estudos Sócio Econômicos Rurais (Deser).

O grão é rico em gorduras boas, sendo muito benéfico ao coração, ele ajuda a reduzir o nível do colesterol dito como “ruim”, LDL, e eleva o colesterol bom, HDL. É rico em proteínas, o que o faz ser uma fonte importantíssima de energia, bom para quem pratica exercícios físicos regularmente.

soja melhora a digestão porque detém de uma grande quantidade de fibras, o que é ótimo para a saúde do intestino. É boa para os ossos, pois são ricas em isoflavonas, o que previne a doença osteoporose e combate os sintomas da menopausa.

O consumo do alimento também previne doenças como o câncer, como mostra a pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido. E ajuda o organismo a produzir insulina de modo com que equilibre os níveis glicêmicos no sangue.

A lista dos benefícios é inúmera, ajuda na redução dos radicais livres na pele, prevenindo o envelhecimento precoce. Fortalece o sistema imunológico pois é rica em sais minerais, além disso, protege o pulmão e ajuda a melhorar a sobrevida de pacientes com câncer no órgão.

O consumo da soja se dá de diversas formas

Além do óleo, a soja pode ser consumida de várias formas, e é um dos alimentos principais no cardápio de um vegetariano ou vegano. Através dela se tem o leite de soja, a farinha, a soja texturizada, que pode ser utilizada para substituir a carne moída, por exemplo.

O único risco, para a saúde e meio ambiente é a produção e consumo da soja transgênica. Hoje, 85% de toda soja cultivada no Brasil é transgênica, e os estudos sobre o impacto dela na saúde ainda é limitado. Mas os que existem, como a pesquisa do Instituto de Nutrição de York, na Inglaterra, mostram que o consumo dos grãos modificados geneticamente pode aumentar o risco de alergias no consumidor.

O fato é que este grão é rico de benefícios para a saúde, e não é à toa que é um dos alimentos mais exportados para países como a China, Espanha, Holanda, Irã e Rússia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo