Semana da Valorização da Cultura Pantaneira, resgata e valoriza o povo pantaneiro rio-verdense

Através da Assessoria Especial de Cultura, teve início nesta segunda-feira, 05 de novembro a 6ª Edição da “Semana da Valorização da Cultura Pantaneira”, no Paço Municipal de Rio Verde de MT-MS.

A Festa vem como forma estratégica para consolidar e motivar a população a reconhecer e valorizar a cultura pantaneira como um referencial para o estado e incentivo ao turismo, ressaltando os traços mais relevantes da Cultura Pantaneira em nosso município, trazendo aos munícipes, a difusão de sua arte, o despertar do seu protagonismo e o resgate de sua história, através do desenvolvimento de temas da valorização pantaneira em sala de aula, apresentação de poesias, desenhos, literatura, artesanato e gastronomia, além de contribuir para o fortalecimento de seus símbolos culturais e sua cidadania.

Foto: Paulo Sérgio/Divulgação

A Semana de Valorização da Cultura Pantaneira tem o intuito de valorizar e enaltecer as tradições do homem e da mulher pantaneira enraizada na comunidade rio-verdense.

Após a execução do Hino Nacional e o Hino de Mato Grosso do Sul que foi interpretado pelo Professor Estevam e Ruth Clara, a Assessora Especial de Turismo, Iria Maciak, agradeceu a presença de todos, convidando as pessoas para que possam nesta semana, valorizar o nosso povo pantaneiro. Ainda na abertura houve apresentação do Ponto de Cultura – Centro de tradições Pantaneiras e a Escola de Música Som do Pantanal.

Este é o homem e a mulher pantaneira que habita a maior planície alagada do mundo.

Foto: Paulo Sérgio/Divulgação

O município de Rio Verde de Mato Grosso possui cerca de 57% de seu território na região pantaneira, com 03 (três) portais de entrada para o Pantanal, Serra da Pimenteira, Pindaivão e Serra da Alegria.

O Pantanal Sul Mato-Grossense é destaque a nível mundial, pelas suas características.

Um estilo de vida que passa de geração a geração e o modo de viver do homem pantaneiro criou tradições, hábitos, costumes, linguagem simples e amor por sua terra, sua cultura e seu trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo