PMA autua e multa sitiante em Paranaíba (MS) por degradação ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste sábado (03/11), a informação de que policiais da corporação, lotados no município de Aparecida do Taboado, autuaram e multaram um sitiante em Paranaíba, acusado de degradar áreas ambientais em sua propriedade rural.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu nesta sexta-feira (02/11), durante uma fiscalização de rotina. Os policiais ambientais faziam a fiscalização quando avistaram o desvio de um córrego e, conseguintemente, e degradação ambiental nas áreas de mata ciliar às margens do referido córrego.

Foto: PMA/MS – Divulgação

O proprietário do sítio, cuja identidade não foi divulgada, disse aos policiais militares ambientais que não possuía autorização ambiental para realizar o desmatamento e o desvio do córrego e, diante dos fatos, ele foi autuado administrativamente e multado em R$ 15 mil.

Os policiais ambientais verificaram que o infrator construiu e ampliou um aterro em uma represa de um córrego que ‘corta’ a propriedade, com o objetivo de elevar o nível da água.

Além deste dano ambiental, ele também construiu uma valeta (dreno) para desviar o curso d’água, degradando ainda mais a Área de Preservação Permanente (APP), protegida por Lei.

Todas as atividades foram paralisadas na prosperidade rural, que foi parcialmente interditada. Uma máquina pesada utilizada para fazer o serviço foi apreendida.

O infrator foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por crime ambiental. Caso seja condenado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 1 a 3 anos de prisão.

O dono do sítio foi notificado a apresentar junto a um órgão ambiental de Mato Grosso do Sul um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA).

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo