Sicredi União MS/TO é reconhecida no Prêmio SomosCoop

Cooperativa ficou em 2º lugar com projeto desenvolvido em escola municipal

O movimento cooperativista brasileiro celebrou nesta terça-feira seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do país. A noite foi marcada pelo anúncio das cooperativas vencedoras do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB. Ao todo, 21 cooperativas tiveram suas boas práticas reconhecidas nacionalmente.

O evento ocorreu em Brasília e mostrou como as cooperativas de todas as regiões do país promovem ações para o desenvolvimento social, por meio de um modelo econômico mais justo e sustentável. A cerimônia contou com a participação de lideranças cooperativistas, autoridades políticas e outros parceiros do movimento.

Prêmio SomosCoop 2018 – Melhores do Ano – Foto: Guilherme Kardel

Os jurados analisaram 437 projetos de 267 cooperativas de 20 estados brasileiros, o que representa um aumento de 25% do número de inscrições em relação à última edição. Dos 13 ramos que englobam o sistema cooperativista, destacam-se os projetos ligados ao agropecuário, crédito, saúde e trabalho. Minas Gerais e Santa Catarina lideraram a participação por estados.

Mato Grosso do Sul teve uma cooperativa entre as vencedoras, a Sicredi União MS/TO ficou em segundo lugar na categoria Cooperjovem. O projeto premiado é a aplicação do Programa Cooperjovem na Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho, em Campo Grande, com o objetivo de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.

A realidade do ambiente escolar refletia um grupo de famílias em situação de vulnerabilidade social. Drogas, violência e desemprego eram problemas frequentes no cotidiano da comunidade que a escola atende. E, tal contexto interferia direta e indiretamente no processo de ensino e de aprendizagem, necessitando modificar as práticas pedagógicas. Além disso, havia também um distanciamento escola/comunidade.

A implementação do Cooperjovem, através da metodologia do PEC (Projeto Educacional Cooperativo) trouxe à equipe escolar direcionamento no planejamento e nas práticas pedagógicas. Auxiliando na transformação do contexto escolar e nos bairros do entorno, o que fortaleceu o engajamento da comunidade por meio de ações integradoras do projeto “Horta Escolar e Expansão de Canteiros Verdes na Comunidade”. A metodologia direcionou para uma educação para a cooperação, com práticas pedagógicas cooperativas, reflexivas, consciente e criativa. Tornando uma ferramenta de construção de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e atitudes, através de permanente reflexão sobre a ação. Hoje, a escola tem uma equipe de professores mais cooperativos e observa-se o sentimento de pertencimento pela instituição, fortalecendo vínculos com os alunos e comunidade. Hoje, devido a sua metodologia, a escola tornou-se referência em Campo Grande e dentro do Programa Cooperjovem no Estado.

 “É um grande orgulho representar o Mato Grosso do Sul nesse prêmio nacional que há 11 edições premia cooperativas com grandes iniciativas que nos inspiram, estar entre elas é uma grande conquista”, afirma o presidente da Sicredi União MS/TO, Celso Régis.

“Todas as cooperativas brasileiras e as participantes do Prêmio SomosCoop são vitoriosas, pois o nosso movimento transforma a realidade das comunidades e das regiões onde estão inseridas. A cada dia nossas cooperativas colocam um tijolo na construção de um Brasil cada vez melhor e mais justo. É preciso parabenizar e destacar o trabalho de todas elas, nos 13 ramos de atuação do cooperativismo”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. A cerimônia também marcou o lançamento nacional do selo SomosCoop que vai identificar produtos e serviços de cooperativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo