Mulheres brasileiras ainda são as principais responsáveis por limpeza doméstica

Número de homens que se dizem responsáveis por afazeres domésticos subiu de 18% para 22%, mas as mulheres ainda são as principais responsáveis por limpeza, de acordo com pesquisa encomendada pela Kärcher

As mulheres brasileiras ainda são as principias responsáveis pela limpeza doméstica, apesar disso os homens são mais exigentes do que as mulheres quando o assunto é limpeza doméstica, de acordo com Now Market Institute. A pesquisa encomendada pela Kärcher Brasil, líder mundial em soluções de limpeza, foi realizada em junho, em 26 estados e no Distrito Federal, constatou que o número de homens que auxiliam em casa cresceu de 18% para 22%. O número de casais que dividem o trabalho doméstico também aumentou. Um dos fatores desse aumento pode ser explicado pelo fato das mulheres estarem mais ativas dentro do mercado de trabalho.

A pesquisa traz recortes relacionados aos gêneros: 83% dos homens acreditam que ter uma casa limpa é muito importante; enquanto 78% das mulheres tem essa percepção. Além disso, 54% dos homens contam com o auxílio de um membro da família ou de amigos para manter a casa organizada, apenas 30% das mulheres demanda suporte de outras pessoas. A faixa etária predominante dos que recorrem ao auxílio na hora da limpeza é de 25 a 34 anos.

Foto: Divulgação

O estudo também revela que a maioria dos brasileiros levam até uma hora por dia para limpar a casa e que 80% dos entrevistados utilizam baldes e escovas para fazer a limpeza de banheiros, cozinha, sala de jantar, entre outros ambientes. Apenas 50% utilizam aparelhos elétricos, como aspiradores de pó, de janelas ou limpadoras a vapor para fazer a higiene doméstica.

“A pesquisa evidência que o brasileiro tem um cuidado grande com a limpeza doméstica. E embora as mulheres ainda sejam as principais responsáveis pela realização destas atividades, o público masculino começa a desempenhar um papel mais ativo nos cuidados com o ambiente em que vive, para evitar a proliferação de doenças e proporcionar ambientes mais saudáveis para toda a família. E a Kärcher busca o desenvolvimento constante de novas ferramentas que facilitem o trabalho doméstico”, afirma Abílio Cepêra, presidente da Kärcher no Brasil.

Sobre a Kärcher

Líder mundial em soluções de limpeza doméstica e profissional, a Kärcher foi fundada na Alemanha em 1935. É a criadora do conceito de lavadora de alta pressão no mundo com mais de 80 milhões de lavadoras de alta pressão vendidas. A empresa conta com portfólio diversificado de produtos, que inclui limpadoras a vapor, varredeiras, aspiradores, lavadoras e secadoras de pisos, além de uma linha própria de agentes de limpeza. O Grupo Kärcher emprega globalmente mais de 11 mil pessoas, em 60 países. A companhia atua no mercado brasileiro há mais de 40 anos e inaugurou em 2014 uma unidade em Vinhedo (SP), com maior capacidade produtiva.

Como especialistas em limpeza, seus profissionais participam ativamente do apoio à preservação de monumentos e prédios históricos, gratuitamente, há mais de 30 anos. A Kärcher já demonstrou a sua expertise em mais de 100 projetos de restauração em todo o mundo, atuando na limpeza e manutenção de importantes símbolos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, até o Portão de Brandemburgo, em Berlim.

Mais informações: www.karcher.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo