Dia Nacional da Vacinação busca ampliar imunização em MS

Rede privada aumenta as alternativas de vacinação no Estado

Foto: Divulgação

Com a finalidade de conscientizar a população sobre a necessidade de se imunizar em todas as fases da vida, o Dia Nacional da Vacinação, comemorado em todo 17 de outubro, carrega também o papel de manter a erradicação de doenças, evitando novos registros no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, região de fronteira, os riscos merecem atenção especial segundo especialistas.

O dia foi estratégico para Mato Grosso do Sul ampliar as possibilidades de vacinação da população. Começaram agora os serviços de imunização nas farmácias, a primeira do Estado fica na principal avenida da capital, a Afonso Pena, e passa a atender crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Existe um percentual da população que deixa de se imunizar para diversas doenças. Nossa ideia, além de diversificar os serviços da Rede, é democratizar o acesso às vacinas para um público que muitas vezes deixa de comparecer aos postos de saúde ou não estão incluídos nas metas de vacinação da rede pública”, pontua a superintendente da São Bento, Flávia Buainain.

Para a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, Kellen Slavec, a nova alternativa para vacinação contribuirá para a conscientização e prevenção. “A prevenção é uma situação que nós precisamos e queremos, evitando que outras doenças surjam por falta de vacinas”, aponta. “Como a farmácia é um ambiente de saúde, encontramos tudo ali. A flexibilidade de horários também vem agregar, já que muitas vezes os postos de saúde estão cheios e são poucas clínicas particulares que nós temos, e agora fica mais acessível à população. Como o profissional farmacêutico está sempre mais acessível, passamos a ter mais facilidade de encontrar em qualquer horário”, afirma a presidente referindo-se às farmácias com atendimento 24h.

Segundo o CRF muitas farmácias estão querendo abrir as portas para esse novo serviço de vacinação, e já começaram a se adequar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo