Brasileiro e queniana vencem etapa de Curitiba do Circuito CAIXA 2018

Altobeli Santos da Silva e Salomé Chepchumba Masobo foram os mais rápidos na prova disputada neste domingo (14), na capital paranaense. Na próxima semana é a vez de São Paulo receber a caravana no mais tradicional circuito de provas de rua do Brasil, que comemora o aniversário de 15 anos

São Paulo (SP) – O placar da disputa entre brasileiros e africanos ficou no empate na etapa de Curitiba do Circuito de Corridas CAIXA, disputada neste domingo (14), na capital paranaense. Na categoria Elite 10km masculina, a vitória ficou com o paulista natural da cidade de Catanduva Altobeli Santos da Silva. Entre as mulheres, a mais rápida foi a queniana Salomé Chepchumba Masobo. Além dos atletas de ponta, milhares de amadores invadiam as ruas da cidade conhecida pelo belo visual e ‘pegada’ ecológica para uma manhã de esporte e saúde. No próximo final de semana é a vez de São Paulo receber a caravana do mais tradicional circuito de provas de rua do Brasil, que em 2018 completa o aniversário de 15 anos.

Altobeli Santos da Silva cruzou a linha de chegada com o tempo de 30min13. Ele travou uma batalha com o queniano Dennis Kemboi Bera Kusimbra até os 100 metros finais da prova, quando acelerou para a vitória. Tanto, que a diferença entre os dois foi de quatro segundos. O complemento do pódio foi todo verde-amarelo, com Wellington Bezerra da Silva em terceiro lugar (30min26), David Benedito de Macedo em quarto (31min04) e Allison Rocha Peres em quinto (31min18). Apesar do bom nível da prova, o recorde em Curitiba segue com Edwin Kipsang Rotich, do Quênia, com 29min08, obtido em 2013.

Altobeli cruza em primeiro lugar (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

O nome do primeiro colocado em Curitiba é inspirado no atacante da seleção italiana campeão da Copa do Mundo em 1982 Alessandro Altobelli. Feliz com a vitória, relembra o início no atletismo, há dez anos, quando percorria as ruas de Catanduva entregando panfletos de uma rede de supermercados até decidir entrar e uma corrida após ver a propaganda em um outdoor. “O prêmio para o campeão era uma moto. Eu achava que quem andava o tempo inteiro tinha a possibilidade de ganhar uma corrida de 10km. Não ganhei, mas fui descoberto por um treinador”, relembra.

Na categoria Elite 10km feminina, a queniana Salomé Chepchumba Masobo dominou a prova e cruzou a linha de chegada em 35min05, bem à frente da segunda colocada, a tanzaniana Fadhila Salum Samwe, que fez o tempo de 36min27. A melhor brasileira em Curitiba foi a ‘prata da casa’ Karen Sabrina da Silva Pires. Natural da cidade paranaense de Mandaguari, ela chegou em terceiro com a marca de 37min01. Completaram o pódio: Simone Ponte Ferraz (37min16) e Susane de Araújo Martins (39min15). O recorde permanece com uma atleta do Quênia. Jackyne Chemwek cravou 34min07 em 2011.

O percurso da etapa 2018 manteve a tradição das temporadas passadas, incluindo pontos emblemáticos da cidade, como o Museu Oscar Niemeyer e o Palácio Iguaçu, além do Centro Cívico. As categorias em disputa na etapa da capital do Paraná foram a Elite 10km (masculina e feminina), geral, economiário e por faixa etária. Os atletas amadores puderam escolher entre os percursos de 10km, 5km (individual e duplas) e caminhada.

Início da prova em Curitiba (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Heroína – A medalhista olímpica Rosemar Coelho ministrou palestra para 200 crianças de 10 e 11 anos da Escola Municipal Osvaldo Arns, em Curitiba, na quinta-feira (11). A atividade fez parte da programação da etapa do Circuito de Corridas CAIXA. E, neste domingo, ela participou da prova tanto na largada como na premiação dos vencedores.

Integrante do programa Heróis do Atletismo CAIXA, Rosemar falou sobre o início da carreira no atletismo e a trajetória até chegar à conquista na Olimpíada de Pequim/2008, no revezamento 4x100m. Foi a segunda participação de Rosemar na temporada 2018 do Circuito CAIXA. Ela já esteve em Salvador (BA), em junho, quando também comentou sobre a importância do esporte na vida das crianças e na formação de cada uma delas como cidadãos. “Espero estar sempre envolvida com essas ações que visam incentivar a prática do esporte, principalmente entre as crianças e jovens. Agradeço ao Circuito CAIXA por essa oportunidade.”

A campeã Salomé Chepchumba Masobo (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Pegada do Bem – A campanha Pegada do Bem também fez parte da programação do Circuito CAIXA em Curitiba. A ação já arrecadou dezenas de pares de tênis nas provas anteriores, todos encaminhados para entidades assistenciais das cidades participantes. No município considerado a capital ecológica do Brasil, a arrecadação também foi alta. A ideia é incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos. As doações forem entregues tanto retirada dos kits na sexta e sábado ou mesmo como arena da prova, neste domingo.

Aniversário de 15 anos – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no apoio aos atletas brasileiros de elite e incentivo ao esporte entre os amadores. “A bela Curitiba sempre proporciona bons momentos para a caravana do Circuito CAIXA. Tenho certeza que em 2018 faremos mais uma linda festa junto aos curitibanos, recebendo bem tanto os amadores como os corredores de elite”, avalia Hélio Takai, diretor da HT Sports, responsável pela organização do Circuito CAIXA.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. A etapa de Curitiba tem supervisão técnica da Federação de Atletismo do Paraná.

Disputa acirrada na elite masculina (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Resultados Elite 10km – Circuito CAIXA Curitiba

Masculino

1) Altobeli Santos da Silva (Esporte Clube Pinheiros) – 30min13

2) Dennis Kemboi Bera Kusimbra (Coquinho-Fila / Bioleve) – 30min17

3) Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro EC) – 30min26

4) David Benedito de Macedo – 31min04

5) Allison Rocha Peres (Orcampi Unimed) – 31min18

Largada da Elite Feminina 10km (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Feminino

1) Salomé Chepchumba Masobo (Coquinho-Fila / Bioleve) – 35min05

2) Fadhila Salum Samwe (Luasa Sports / Caixa) – 36min27

3) Karen Sabrina da Silva Pires (Runbody Paraná) – 37min01

4) Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running) – 37min16

5) Susane de Araújo Martins (Runbody Paraná) – 39min15

Rosemar e o sucesso da ação Pegada do Bem (Luiz Doro /adorofoto/HT Sports)

Etapas do Circuito de Corridas CAIXA 2018

1ª etapa – 13/05 – Belo Horizonte

2ª etapa – 19/05 – Uberlândia

3ª etapa – 10/06 – Salvador

4ª etapa – 01/07 – Campo Grande

5ª etapa – 29/07 – Recife

6ª etapa – 05/08 – Fortaleza

7ª etapa – 26/08 – Porto Alegre

8ª etapa – 16/09 – Ribeirão Preto

9ª etapa – 14/10 – Curitiba

10ª etapa – 21/10 – São Paulo

11ª etapa – 25/11 – Brasília

12ª etapa – 08/12 – Goiânia

Mais informações:

Site: www.circuitocaixa.com.br

Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/

Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br

Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo