Por que os eletrodomésticos devem ser certificados?

Na cozinha moram os maiores perigos de uma casa segundo o INMETRO, por isso a UL mostra como faz o teste de segurança de alguns dos eletrodomésticos mais usados neste ambiente.

São Paulo (SP) – O INMETRO exige a certificação dos eletrodomésticos, tanto nacionais quanto importados, visando a garantir a segurança do usuário e evitar acidentes de consumo.

Segundo um estudo produzido pelo próprio INMETRO, no ano passado, 87% dos utensílios são descartados porque apresentam algum tipo de perigo ao usuário. E mais, a maioria deles está na cozinha. Segundo o ranking, fornos e liquidificadores, são os maiores causadores de acidentes.

Foto: Divulgação

“O consumidor deve de ficar atento na hora de comprar produtos com lâminas, como é o caso do liquidificador, ou que produzem fogo e aquecimento, no caso de fogões e fornos”, comenta Rodrigo Andrietta, diretor técnico da UL Testtech, laboratório da multinacional Underwriters Laboratories, localizado em Porto Alegre.

O UL Testtech é responsável pelos ensaios de eficiência e segurança elétrica de boa parte dos produtos produzidos no Brasil e importados. Conheça abaixo em detalhes como são realizados os testes no laboratório:

Segurança Elétrica

O mecanismo de ensaio em micro-ondas envolve a repetição da operação se segurança de suas portas por 100 mil ciclos, conforme especificado pela norma do produto.

Foto: Divulgação

A UL ensaia liquidificadores com carga de cenoura e água (conforme sua norma particular), sob simulação de ensaio de consumo de potência elétrica. Isso permite identificar que a potência declarada é real, permitindo o correto dimensionamento da tomada onde este for ligado.

Todos os ensaios realizados na UL Testtech são definidos em Portarias do INMETRO. São ensaios compulsórios para os produtos. Isso significa que é importante os clientes checarem se os produtos têm a etiqueta com o símbolo do INMETRO sempre que comprarem um eletrodoméstico. As normas definidas pelo INMETRO e seguidas pela UL no Brasil são importantes para que produtos seguros e eficientes sejam disponibilizados para os consumidores”, alerta Rodrigo Andrietta, diretor técnico da UL Testtech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo