Copa Vela Máster Brasil: talento e experiência na Guarapiranga

Competição abrirá espaço para os velejadores mais experientes, até com mais de 80 anos, das classes Laser, Snipe e Finn em 29 e 30 de setembro na represa paulistana

São Paulo (SP) – O último fim de semana de setembro (29 e 30) na Represa Guarapiranga estará reservado para o talento dos mais experientes velejadores das classes Laser (Standard e Radial), Snipe e Finn. A Copa Vela Máster Brasil já recebeu mais de 40 inscrições e deverá alcançar cerca de 60 barcos com tripulantes distribuídos em categorias a partir de 35, 40 e 45 anos conforme a classe, chegando a ultrapassar a idade de 80 anos.

A competição será válida pelo Campeonato Paulista Máster das quatro classes e também pela 6ª Etapa do Circuito Vela Máster Brasil de Laser (STD e RAD). Estão previstas quatro regatas, duas por dia, com largadas a partir das 13h no sábado e das 12h no domingo, sem descarte. A organização é da Fevesp – Federação de Vela do Estado de São Paulo e do YCP – Yacht Club Paulista, com apoio do YCSA – Yacht Club Santo Amaro.

Snipe e Laser na boia (Douglas Moreira / Fisheye Image)

O Grupo Vela Master Brasil foi idealizado pelo velejador olímpico Manfred Kaufmann Jr, o Fips, representante brasileiro da Classe Flying Dutchman nos Jogos de Moscou, em 1980. A iniciativa de manter os velejadores veteranos competindo em alto nível, teve inspiração na experiência vivenciada por Kaufmann no World Master Games em abril de 2017 na Nova Zelândia, com 200 participantes na Classe Laser.

“Os atletas da categoria máster, que desejam seguir em atividade, têm o direito de competir em igualdade de condições e em eventos próprios. Nas competições internacionais, há situações específicas para que o regulamento se ajuste ao perfil dos velejadores como, número de regatas por dia e velocidade máxima do vento. A disputa é o que importa, mas também há várias atividades de confraternização”, afirma Kaufmann.

Neste ano, uma das primeiras ações do Vela Master Brasil foi estabelecer o Circuito Brasileiro Máster de Laser, em seis etapas. O Campeonato Paulista Máster (29 e 30/9) será a sexta etapa. As anteriores foram realizadas em Recife, Florianópolis, Niterói, Juiz de Fora e Rio de Janeiro. O ranking nacional máster será formado pela pontuação de cinco etapas de 2018, mais o Campeonato Brasileiro em janeiro de 2019, em Niterói (RJ). No próximo ano serão incluídas etapas em Brasília e Porto Alegre como novidades.

Acesse o Aviso de Regata: Link para o AR

Divas da Snipe na raia (Douglas Moreira / Fisheye Image)

Divisões da categoria máster  

Classe Laser STD

AM – Aprendiz de Master: 34 – 44 anos

M – Master: 45 – 54 anos

GM – Grand Master: 55 – 64 anos

GGM – Great Grand Master: 65 – 74 anos

Classe Laser RAD

AM – Aprendiz de Master: 34 – 44 anos

M – Master: 45 – 54 anos

GM – Grand Master: 55 – 64 anos

GGM – Great Grand Master: 65 – 74 anos

75 anos ou mais

Classe Snipe

AM – Aprendiz de Master: 45 – 54 anos*

M – Master: 55 – 64 anos*

GM – Grand Master: 65 – 74 anos*

ML – Master Legend: acima de 75 anos*

(* idade do timoneiro; a soma das idades dos tripulantes deve totalizar no mínimo 80 anos)

Classe Finn

M – Master: 40 – 49 anos

GM – Grand Master: 50 – 59 anos

GGM – Grand Grand Master: 60 – 69 anos

L – Legend: 70 – 79 anos

SL – Super Legend: acima de 80 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo