Alegria e Movimento: Os vencedores do 16º Salãozinho de Humor de Piracicaba

Maryâmni Di Karmell Gardenal Cardoso, de 10 anos, e Vitória Jardim de Souza, de 14, são as grandes vencedoras do 16º Salãozinho de Humor de Piracicaba. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde deste domingo, dia 16 de setembro, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Complexo do Engenho Central, em Piracicaba. Os prêmios aos três vencedores em cada categoria foram patrocinados pelo Instituto Arcor Brasil, que também apoia a realização, no dia 30 de setembro, da 7ª Caminhada com Humor, outra atividade da programação do 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Ganharam uma bicicleta e os demais vencedores ganharam patim ou patinete, dependendo da idade. Como ressaltou a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo Azal, os prêmios estão em sintonia com o estimulo à vida ativa e saudável, uma das linhas da política de sustentabilidade do Grupo Arcor.

Salãozinho 12 – Vencedores do 16º Salãozinho – Foto: José Pedro S.Martins/Instituto Arcor Brasil

Recorde de participação – Muita alegria nos rostos de Maryâmni e Vitória e dos demais vencedores e ganhadores de menções honrosas. Não era para menos, pois foram os destaques da edição do Salãozinho de Humor de 2018, que teve um número recorde de inscrições.

Foram 4.800 trabalhos inscritos, entre obras em papel e esculturas, contra 4.300 em 2017. O cartaz deste ano do Salãozinho teve a assinatura de Ziraldo. Para compor o 16º Salãozinho, em exibição no Armazém 5 do Complexo do Engenho Central, o júri de seleção escolheu 95 trabalhos na categoria de 7 a 10 anos e 139 na categoria de 11 a 14 anos.

Aluna do Instituto Saber, de Piracicaba, Maryâmni tratou de um tema sério, embora com humor, em sua obra vencedora da categoria de 7 a 10 anos: os riscos trazidos pelo Aedes aegypti, o “mosquito da dengue”, mas que também pode ser vetor da febre amarela.

Ela contou que sempre gostou de desenhar e já é autora de um livro, “A humanidade em ação”. “Estou muito feliz e com o prêmio vou desenhar cada vez mais”, declarou.

Felicidade também era a palavra para expressar a reação de Vitória. Aluna da Escola Estadual “Dr. João Conceição”, também de Piracicaba, ela ganhou a categoria de 11 a 14 anos com uma caricatura da cantora funk Jojô Toddynho.

Vitória afirmou ter recebido muito incentivo da sua escola para poder desenhar e enviar o seu trabalho ao 16º Salãozinho de Humor. “As aulas foram muito importantes, vou continuar a desenhar”, revelou.

Parceria do Instituto Arcor Brasil – De fato, foi determinante o processo de preparação dos meninos e meninas que enviaram seus trabalhos para o Salãozinho. Como lembrou a secretária municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolesi, foram distribuídas 10 mil cartilhas, para as redes municipal e estadual de ensino, como subsídio ao trabalho das educadoras em sala de aula.

O diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Erasmo Spadotto, acrescentou que foi também realizada uma nova edição do Curso Humor na Sala de Aula, justamente voltado para os educadores. “É muito importante a capacitação em desenho de humor. É uma ferramenta a mais para as professoras trabalharem”, afirmou Spadotto, que acentuou a parceria e o apoio do Instituto Arcor Brasil e do Grupo Arcor. “É essencial, uma parceria que se consolida”, completou.

A fase de preparação foi igualmente evidenciada pelo artista plástico Danilo Fernando de Angeli, um dos professores do Curso Humor na Sala de Aula. “O humor é um caminho lúdico para contribuir com o desenvolvimento das crianças”, resumiu. Para de Angeli, a leitura do conteúdo dos ricos trabalhos enviados por meninos e meninas “é uma ótima referência para se verificar como as crianças e jovens estão vendo, de forma crítica, o universo adulto no qual vivem”.

Os cartuns, as caricaturas, as charges e esculturas do 16º Salãozinho de Humor de Piracicaba poderão ser vistos até o dia 14 de outubro, no Armazém 5 do Complexo do Engenho Central, em Piracicaba. A poucos metros fica o Espaço Arcor, instalado no Armazém 14 A, ao lado da ponte pênsil sobre o rio Piracicaba. No Espaço Arcor estão várias brincadeiras, no circuito Humor em Movimento. O Salãozinho e o Espaço Arcor, assim como as demais atrações do 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, podem ser visitados gratuitamente, às quintas e sextas-feiras, das 9 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas.

Este é o quinto ano consecutivo que o Instituto Arcor Brasil dá apoio ao Salãozinho de Humor de Piracicaba e Salão Internacional de Humor de Piracicaba, dois dos eventos mais importantes do calendário cultural brasileiro. O 16º Salãozinho de Humor e o 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são uma realização da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo de Piracicaba e Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo