Estudantes de Engenharia Civil da Uniderp representam MS em competição nacional de concreto

Equipe participa de quatro concursos no 60º Congresso Brasileiro do Concreto, em Foz do Iguaçu.

Equipe sul-mato-grossense participará de quatro competições – Foto: Cidiana Pellegrin

Alunos, técnicos e professores do curso de Engenharia Civil da Uniderp são os únicos representantes de Mato Grosso do Sul no 60º Congresso Brasileiro do Concreto, o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos, que começa hoje e segue até sexta (21/09), em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – Ibracon, o encontro tem o objetivo de divulgar, anualmente, as novidades em pesquisas científicas, tecnologias e inovações em análises e projetos estruturais, metodologias construtivas, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica, e outros aspectos relacionados ao material industrial mais consumido no mundo.

Formada por oito integrantes, a equipe sul-mato-grossense participará de quatro competições do evento e concorrerá com universitários de todo país. “No primeiro semestre, realizamos um concurso entre os acadêmicos da Engenharia Civil para eleger os melhores trabalhos com perfil para a competição. Foram vários meses de pesquisa, testes e aprimoramento de tecnologias para desenvolver soluções para os desafios propostos no evento”, explicou um dos orientadores dos alunos e professor de Engenharia Civil da Uniderp, Camilo Mizumoto.

Sobre os concursos

Concrebol, que demanda conhecimento e técnica para a construção de uma bola de concreto leve, é uma das competições. A prova faz a esfera rolar sobre um equipamento dotado de um contrapeso fornecendo-lhe o impacto necessário para que atinja a outra extremidade, onde está situado um gol. Caso o acerte – para isso, precisa ser uniforme e rolar em trajetória retilínea – a próxima etapa é submetê-la a um aparelho de compressão. Ganha a esfera de maior resistência e menor peso.

O Aparato de Proteção ao Ovo (APO) é outra categoria que desafia os estudantes de Engenharia a elaborar um projeto e construir um pórtico em concreto armado leve. A competição consiste em colocar sob o pórtico um ovo cozido e em submetê-lo a impactos progressivos de uma carga, um exercício que estimula os acadêmicos a refletirem sobre a segurança das estruturas, na medida em que o ovo representa a vida humana sob o pórtico de concreto.

Mais uma disputa é o Cocar, que testa a habilidade de desenvolvimento de um concreto de alta resistência, colorido e que deve ter uma uniformidade de cor. Por último, a competição Quem Sabe Faz ao Vivo desafia os alunos a reproduzirem um traço de concreto auto adensável com os materiais disponíveis no evento, submetendo as equipes a criar uma mistura uniforme e estável. Vence a equipe que desenvolver um concreto que atinja a maior resistência com menor custo.

Além de concorrerem como representantes do Estado nos concursos, os universitários aprimorarão seus conhecimentos participando das conferências ministradas por palestrantes de renome internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo