Tufão Mangkhut atinge as Filipinas e deve atingir a China neste fim de semana

O Tufão Mangkhut, considerado como o mais devastador deste ano, atingiu na madrugada de sábado (15/09) o Norte das Filipinas, causando destruição e mortes. Ele agora está seguindo em direção ao Sul da China, devendo atingir o país neste fim de semana.

A tempestade, apesar de ter enfraquecido e de ter diminuído de velocidade, continua se deslocando a uma velocidade de aproximadamente 25km/h, e levando consigo rajadas de vento de até 260 km/h. O tufão agora está se dirigindo para o Sul da China.

O Tufão Mangkhut atingiu o Arquipélago das Filipinas neste sábado (14/09), deixando 12 mortos e 34 feridos – Foto: Erik De Castro/Reuters

Em sua passagem pelo Arquipélago das Filipinas, deixou 12 mortos, 34 feridos e 65 mil desabrigados. Há registro, ainda não oficialmente confirmados, de que 35 pessoas estariam desaparecidas.

Equipes de emergência foram mobilizadas e estão nas regiões mais atingidas. A prioridade é socorrer os feridos e os desabrigados, que estão sendo levados para hospitais a abrigos, respectivamente.

Segundo informações do porta-voz da presidência das Filipinas, Francis Tolentino, entre os mortos estão um bebê e uma criança. A maioria das mortes foi causada por deslizamentos de terra e por destruição de casas.

Ainda segundo Francis Tolentino, o número de mortos deve aumentar nas próximas horas.

O Tufão Mangkhut deixou um rastro de destruição nas Filipinas após sua passagem. – Foto: Philippine Red Cross/via Reuters

O Tufão Mangkhut, considerado pelos especialistas como sendo de categoria 5, entrou no território filipino por volta das 01h40min (horário local) de sábado (15/09) e chegou a ter rajadas de vento de até 305 km/h, tendo atingido principalmente o Norte da Ilha de Luzon.

O último boletim meteorológico, divulgado agora a pouco pela Agência de Serviços Meteorológicos do país, revela que o tufão foi rebaixado para categoria 4, e agora possui rajadas de vento de até 170 km/h.

O Conselho Nacional de Gestão de Redução de Riscos de Desastres das Filipinas (NDRRMC – sigla em inglês) informou que cerca de 5,2 milhões de filipinos foram afetados pelo tufão.

Na cidade de Tuguegarao, na Província de Cagayan, no Nordeste das Filipinas, a destruição foi total. – Foto: Aaron Favila / AP

Já a Cruz Vermelha internacional estima em 10 milhões o número de afetados pelo Tufão Mangkhut. A diferença no cálculo é que a organização humanitária leva em consideração as pessoas que vivem nas regiões agrícolas, cujas plantações foram totalmente arrasadas.

O NDRRMC informou ainda que a força de Mangkhut se assemelha a do supertufão Haiyan, que atingiu o país em 2013 e deixou cerca de 7 mil mortos e desaparecidos e 16 milhões de afetados.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo