Atentado a bomba deixa 9 mortos em Koya, no Norte do Iraque

Um atentado a bomba ocorrido neste sábado (08/09), na Base de Koya, no Curdistão, no Norte do Iraque, causou a morte de pelo menos 9 pessoas e deixou outras 15 feridas. Até o momento nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque teve como alvo principal uma base do Partido Democrático do Curdistão, cujo prédio foi totalmente destruído. O número de mortos e feridos deve aumentar nas próximas horas.

Foto: France Presse

Informações preliminares, ainda não oficialmente confirmadas, revelam que o ataque foi praticado por homens-bombas, que detonaram os explosivos assim que se aproximaram de seus respectivos alvos. Ninguém foi preso.

Autoridades iraquianas e jornalistas da Agência Rudaw culpam jihadistas iranianos pelo ataque, apesar das autoridades do Irã terem declarado que não há evidências de que o país esteja envolvido no atentado.

A cidade de Koya fica a 300 km de distância de Bagdá, capital do Iraque. Os curdos representam cerca de 10% da população iraniana de 80 milhões de pessoas, e muitos vivem no Noroeste Montanhoso do país, que faz fronteira com o Irã e a Turquia.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo