Began Antiguidades realiza leilão com peças imperiais

1ª edição acontece em parceria com Marise Domingues Arte & Leilões

Os amantes da história brasileira, principalmente do período Imperial, poderão conferir alguns itens dessa época que estarão expostos na Began Antiguidades – pioneira no mercado de arte no brasil – localizada na Rua da Consolação, em São Paulo, até 09 de setembro. Entre as peças, espada de cavalaria da Militaria imperial, poltrona espreguiçadeira que foi parte do cotidiano de Pedro II, prato de porcelana pertencente ao serviço imperial de D. Pedro II, tinteiro em prata de lei alemã de D. Pedro I, retrato da Imperatriz Thereza Christina, entre outros.

A Began Antiguidades e Marise Domingues Arte & Leilões realizarão leilão online entre os dias 10 a 14 de setembro, com cerca de 900 peças, entre elas, esculturas de mármore, obras de arte, prataria inglesa, portuguesa e brasileira, peças icônicas da Baccarat, mobiliários e objetos em geral. Dessas peças, cerca de 30% pertencem à época imperial brasileira. Para participar, é necessário realizar um cadastro prévio no site www.marisedomingues.com.br.

Casa Imperial: Aquarela concebida e dedicada a Princesa Isabel (frente) – Foto: Divulgação

Confira lista com descrição completa de alguns dos itens:

01 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Aquarela de singular importância de conteúdo histórico nacional brasileiro, representando “bromélia”, concebida e dedicada a Princesa Isabel Comtesse d’Eu, 35 x 48 cm. Assinada Claire Dorothée Pinel. Pertenceu ao acervo da Família Imperial.

02 – MILITARIA IMPERIAL BRASILEIRA – Coldre de cavalaria executado em couro, evidenciando o símbolo da “Casa de Armas Imperial”. Ponteiras ornamentadas com lavrados vegetais em bronze fenestrado e cinzelado. Brasil, Século XIX. Pertenceu ao acervo da Família Imperial.

03 – MILITARIA IMPERIAL – 2º Império. Espada de cavalaria, composta por guarda mão abaulado e fenestrado, apresentando as inscrições “PII” sobcoroa imperial, rematada com coroa de ramos de café. Pomo fundido em representação leonina. Espiga em madeira complementada com adornos filigranados. Lamina em aço apresentando desgastes de uso no gume e na ponteira. Brasil, Século XIX, 104 cm. Pertenceu ao acervo da Família Imperial.

04 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Antiga e rara poltrona espreguiçadeira construída em madeira de carvalho recortada e torneada. Guarnecida de duas pranchas pivolantes de apoio, que se encaixam sob os braços. Assento e espaldar em palhinha. Singelo exemplar de mobiliário do seguimento Império, o qual fez parte do cotidiano de Pedro II, segundo relatos narrados pela família Imperial. Brasil, final do século XIX.

Casa Imperial: Antiga e rara poltrona espreguiçadeira, parte do cotidiano de Dom Pedro II – Foto: Divulgação

05 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Cômoda papeleira executada em madeira nobre, constituída de duas colunas de quatro gavetas, molduradas e entalhadas em baixo relevo, ladeando gavetão central, encimado por tampo para escrita recortado e revestido em couro lavrado. Parte superior contendo nichos e escaninhos, encimada por três gavetas complementares e galeria alta recortada e fenestrada. Século XIX. Pertenceu ao acervo da Família Imperial.

06 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – D. Pedro II – Prato fundo em porcelana francesa pertencente ao serviço Imperial de D. Pedro II, conhecido como “Serviço P II Grande”. Borda verde esmeralda esmaltada e friso em filigrana a ouro, ostentando na parte superior, em reserva, Brasão de Armas do Império Brasileiro. Peça do mesmo serviço reproduzida na página 214 do livro Louça da Aristocracia no Brasil, de Jenny Dreyfus. Este serviço foi presenteado a D. Pedro II por D. Luis. Rei de Portugal, por ocasião da visita do Imperador Brasileiro a Portugal. Século XIX, 24 cm.

07 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – D. PEDRO I – SERVIÇO DA BARRA BORDEAUX – Prato em porcelana possivelmente francesa, pertencente ao serviço de caça de D. Pedro I. Pasta dura. Fundo branco decorado com flores em policromia de esmaltes. Século XIX, 23 cm. Peça do mesmo serviço reproduzida na página 190 do livro Louça da Aristocracia no Brasil, de Jenny Dreyfus.

11 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Esplendoroso tinteiro em prata de lei alemã batida, repuxada e cinzelada. Concebido à Sua Majestade o imperador “D. Pedro I”, após a Independência do Brasil, porém antes de sua coroação. Peça de singular importância histórica, ilustra com arte escultórica os elementos alusivos à liberdade, medicina, arte e ciências, sendo a figura da liberdade empunhando a bandeira com as Armas do Império ainda sem a coroa. Base retangular profusamente lavrada e moldurada com elementos vegetais, acondicionando campainha de engrenagem, repousando sobre quatro cariatides de quimeras. Contraste de título de garantia “800 m” citado sob a página 50 do livro “Poinçons “D’Argent”, Tardy. Alemanha. C. 1922. 33 x 33 x 21 cm.

Casa Imperial: Tinteiro em prata concebido à Dom Pedro I – Foto: Divulgação

13 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Maçaneta em porcelana de superfície branca, pictoricamente decorada com o busto de “D. Pedro II”. Rosto desgastado devido ao manuseio e tempo. Brasil, Século XIX. 4,5 x 05 cm.

14 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Rara cadeira calça botas em jacarandá, constituída de espaldar esculpido e fenestrado com as Armas Imperiais do Brasil, encimando o monograma de iniciais “BG” entrelaçados. Assento recortado e estofado em tapeçaria de motivos florais, apoiados sobre pernas torneadas no seguimento do estilo Império. Brasil, Século XIX. 85 x 50 x 60 cm.

15 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Raro baú pertencente aos móveis de viagem de propriedade de D. Pedro II, usado por ele em sua primeira viagem à Europa. Construído em madeira nobre recortada, ornamentada com as Armas Imperiais do Brasil incrustadas em “parqueterie” na reserva central da tampa. Laterais com a “Cruz de Malta”. Ferragens originais em ferro batido, sendo o feixe recortado com a “Cruz da Ordem de Cristo”. Brasil, meados do século XIX. 52 x 100 x 51 cm.

16 – BRASÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL DURANTE O SEGUNDO REINADO – Espetacular florão magistralmente esculpido em madeira policromada e ornamentada em ouro brunido Brasil, Século XIX. 93 x 80 x 20 cm.

Casa Imperial: Baú pertencente aos móveis de viagem de Dom Pedro I – Foto: Divulgação

19 – CASA IMPERIAL BRSILEIRA – Vaso em espesso cristal francês, concebido pela manufatura de “Maison Baccarat”. Corpo ornamentado com quatro reservas facetadas e policromadas com representações pictóricas de “D. João VI”, “D. Pedro I”, “D. Thereza Cristina” e “D. Isabel”, envoltos por larga barra em ouro. Corpo profusamente lapidado em gomos e facetas “overlay” de branco sobre incolor. França. 27 cm.

20 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – “Imperatriz Thereza Christina” – Esplêndido retrato da Imperatriz Thereza Christina, pintado em óleo sobre tela e guarnecido de suntuosa moldura esculpida em madeira, rematada em ouro brunido. Florão magistralmente esculpido com a Coroa Imperial entre detalhes e complementos fitomorfos. Brasil, Século XIX.

21 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – MARQUESA DE SANTOS – Peça de coleção. Raro licoreiro pertencente ao serviço de Domitila de Castro Canto e Mello. Composto por caixa em cristal bisotado e acidado com monograma “M. de S.” na parte central da tampa, complementada com estrutura em bronze ormolu, ornamentado com representações vegetais. Base sustentada por quatro pés eqüinos. Acondicionando quatro licoreiros lavrados ao ácido e complementados em, envolvendo 9 cálices do serviço, e complementado com seis cálices distintos. 28 x 30 x 25 cm.

22 – CASA IMPERIAL BRASILEIRA – Espátula de abrir correspondências, executada em prata de lei fundida e cinzelada, encimada com as Armas do Império Brasileiro. Acabamento fenestrado entre a coroa, e entre os ramos de folhas de café e de tabaco. Século XX, 21 cm.

Casa Imperial: Raro licoreiro pertencente ao Serviço de Dona Domitila de Castro Canto e Mello – Foto: Divulgação

Serviço:

Exposição das peças na Began Antiguidades

Began Antiguidades: Rua da Consolação, 2250 Jardins – São Paulo – SP

Tel.: (11) 3257- 0200

www.began.com.br

Marise Domingues Arte & Leilões

Data: 10 a 14 de setembro

Inscrições: www.marisedomingues.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo