Navio fantasma é encontrado próximo a Mianmar

As autoridades de Mianmar aparentemente solucionaram o mistério de um ‘navio fantasma’ que foi encontrado flutuando em águas territoriais do país, próximo a Região de Rangum, capital econômica do país, na última semana.

De acordo com informações das autoridades locais, o navio Sam Ratulangi PB 1600, um porta-contêineres, foi encontrado abandonado no litoral do país por pescadores, que imediatamente avisaram as autoridades policiais.

Policiais de Rangum entraram na embarcação e não encontraram ninguém. O navio, apesar de estar bastante enferrujado, estava com os compartimentos em bom estado.

O navio Sam Ratulangi PB 1600, construído em 2001, mede mais de 177 metros e foi encontrado abandonado no litoral de Mianmar – Foto: Polícia de Rangum/Divulgação

A Marinha de Mianmar disse que a embarcação estava sendo rebocada por um navio-rebocador, em direção a uma fábrica de desmonte de navios em Bangladesh, quando uma forte tempestade obrigou os tripulantes a abandonarem as duas embarcações.

O navio-rebocador acabou sendo levado para o alto mar, enquanto o navio Sam Ratulangi PB 1600 acabou encalhado em uma praia de Mianmar.

Na quinta-feira (30/08), autoridades policiais de Mianmar entraram no ‘navio-fantasma’ e realizaram buscas. Ninguém foi encontrado e dentro não havia nenhum objeto. A princípio, policiais ficaram perplexos com o fato de um navio imenso, sem tripulantes e sem nada dentro, ter chegado ao litoral e Mianmar.

O porta-contêineres está em condições de trabalho, segundo autoridades de Mianmar – Foto: Polícia de Rangum/Divulgação

Segundo informações do Site Marine Trafiic, que registra a movimentação das embarcações em todo o mundo, o Navio Sam Ratulangi PB 1600 foi construído em 2001 e mede mais de 177 metros de comprimento.

A última localização registrada do navio foi em 2009, quando atracou na Costa de Taiwan, supostamente para desembarcar mercadorias.

Policiais e militares da Marinha suspeitaram que o navio estava sendo rebocado porque dois cabos foram encontrados arrebentados no navio. Depois, encontraram a 80 km da Costa de Mianmar, o Rebocador Independence, eu estava transportando o ‘navio-fantasma’.

As autoridades de Mianmar interrogaram 13 tripulantes indonésios que confirmaram terem abandonado as embarcações devido ao mau tempo. O Rebocador Independence estava transportando o navio desde o dia 13 de agosto, com o objetivo de levá-lo para uma fábrica em Bangladesh, onde seria desmontado e suas peças revendidas.

Acredita-se que o proprietário do rebocador seja da Malásia, no entanto, sua identidade não foi oficialmente confirmada. Já o proprietário do Navio Sam Ratulangi PB 1600 ainda é desconhecido.

Com informações da Agência France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo