Representatividade, desafios e saúde profissional pautam encontro de assistentes sociais na Capital

Seminário Sasems: Organizando Novos Tempos será realizado no bloco 7 da Uniderp Matriz.

Duzentos profissionais, bacharéis e acadêmicos de Serviço Social participarão do Seminário Sasems: Organizando Novos Tempos aos Assistentes Sociais de Mato Grosso do Sul, que será realizado nesta sexta e sábado (31/8 e 01/09), na Uniderp da Avenida Ceará. Promovido pelo Sindicato dos Assistentes Sociais de Mato Grosso do Sul (Sasems), o evento discutirá a organização e a representatividade da classe, bem como, os desafios da rotina de trabalho e a saúde do profissional no desempenho de sua função.

“O assistente social tem atribuições e competências inteiramente relacionadas à defesa das políticas sociais. Ele se dedica à luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos mais vulnerabilizados ou à margem da sociedade. É um membro ativo na batalha pelos direitos humanos e sociais e pela qualidade dos serviços prestados, visando, sempre, sua ampliação e universalização”, explicou a coordenadora de Serviço Social da Uniderp, Hellen Queiroz.

Sede da Uniderp em Campo Grande (MS) – Foto: Divulgação

No primeiro dia, às 19h30, a presidente do Sasems, Izete Fonseca Rodrigues, falará sobre as ações e as perspectivas do sindicato na amplitude do mercado de trabalho para a classe e sobre a necessidade de a categoria ser representada nas mesas de negociações com setores público e privado. “Também vamos contextualizar sobre a importância, para toda a sociedade, da aplicação da Lei n° 5.192/13, que dispõe sobre a obrigatoriedade da atuação do profissional de Serviço Social na rede municipal de ensino, escolas e ceinf’s de Campo Grande, bem como, a regulamentação da Lei n° 3.186/2006, que determina sua inclusão nas escolas estaduais”, complementou Izete. Às 21h, o tema da discussão será a importância do sindicato aos assistentes sociais, bacharéis e acadêmicos do estado, com a apresentação da assistente social, advogada e dra em Ciência e Educação, Raimunda Luzia de Brito.

Na manhã de sábado, às 8h30, a médica especialista em Medicina do Trabalho e membro do Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Deise Gardim, discorrerá sobre doenças ocupacionais comuns nesses profissionais, como reconhecê-las e agir. Em seguida, a assistente social Lucilene Secco Pereira, especialista em Gestão de Pessoas e mediadora judicial do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, abordará como a mediação é uma excelente ferramenta para solucionar conflitos.

Às 13h30, o advogado do Sasems, Otoni Souza Coelho, discutirá sobre a renovação do estatuto da entidade sindical e sua legalidade mediante as leis trabalhistas, abrangendo aspectos da importância desse instrumento para os profissionais da categoria. Às 14h, será a vez da psiquiatra Cristina Harada discorrer sobre estresse, Síndrome de Burnout, exaustão e esgotamento dos assistentes sociais na atuação profissional.

O evento será no bloco 7 da Uniderp Matriz, situada na Av. Ceará, 333, Miguel Couto.

Serviço

Uniderp – Seminário Sasems: Organizando Novos Tempos aos Assistentes Sociais de Mato Grosso do Sul

Data: 31 de agosto e 1º de setembro

Horário: Às 19h30 na sexta e às 8h30 no sábado;

Local: Auditório do bloco 7 – Av. Ceará, 333, Miguel Couto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo