Farmacêuticos encenam espetáculo teatral em escolas de Lorena e Guaratinguetá

Farmacêuticos enceram peça abordando conscientização sobre o perigo da automedicação para o público infantil em escolas de Guaratinguetá e Lorena.

O perigo de automedicação é o tema central da peça teatral que será encenada em escolas de Guaratinguetá e Lorena na próxima quarta-feira (29). A produção é uma iniciativa do Conselho Regional de Farmácia – CRF-SP, tem o apoio da rede de drogarias Poupafarma e foi escrita pela farmacêutica Alessandra Brognara, que há quase uma década atua em ações sociais sobre esse importante alerta. Além disso, todo o elenco é formado por farmacêuticos voluntários, também trabalhadores no setor de farmácia.

Segundo a autora, a proposta é conscientizar as crianças, de forma lúdica, sobre os riscos da automedicação e do consumo de medicamentos longe de adultos. O título resume bem a ideia: “Remédio não é brinquedo. Apenda desde cedo”. Dados do CEATOX-SP (Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança, do Hospital das Clinicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) relatam que a maioria dos casos de intoxicação que chegam nos hospitais são causados por medicamentos, acometendo crianças de 2 a 6 anos.

Foto: Divulgação

Ela conta que a ideia surgiu de um problema enfrentado com sua própria família. “Tenho duas filhas pequenas e passei pelo desespero de ter de socorrer uma delas, por ter administrado medicamento (xarope com gosto de morango) na casa da avó. “Como farmacêutica, sempre me preocupei em não deixar medicamentos próximos de crianças, mas me esqueci que as minhas filhas não ficariam comigo 24 horas por dia”, destaca.

“Precisamos educar as nossas crianças quanto ao uso indiscriminado de medicamentos. Utilizamos uma forma lúdica e interessante: o teatro e elas entendem perfeitamente! A lição pode ser passada e entendida por eles”, afirma a autora. “Com a apresentação, já atingimos aproximadamente seis mil crianças dos dois aos oito anos. O resultado é surpreendente e emocionante. Os pais relatam que a preocupação das crianças em relação à automedicação é evidente e imediata após assistirem a peça.  Imaginem quantos acidentes com medicamentos podemos evitar”, argumenta.

Foto: Divulgação

Alessandra sempre gostou de teatro e começou a escrever peças ainda na escola, aos 12 anos. Hoje, aos 44 anos, usa a sua profissão para fortalecer sua mensagem. “Há oito anos sou voluntária de projetos sociais que visam orientar a população quanto ao uso correto de medicamentos, desde crianças até os idosos. Comecei auxiliando a criação desses projetos através do CRF-SP e agora, pretendo dar continuidade pois entendo que podemos fazer a nossa parte e ajudar a comunidade”, diz a autora, que tem 44 anos e atua como farmacêutica há 23. “Sinto-me feliz com os resultados, ainda mais agora”, reforça.

Para David de Angelis, coordenador de marketing da Poupafarma, a mensagem da peça é de fundamental importância para o público infantil e, por esse motivo, a rede de drogarias decidiu apoiar a produção. “A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Temos essa preocupação em nossas lojas, sempre orientando nossos clientes e com a peça, atingimos um público importante, que muitas vezes não recebeu esse alerta”, conclui.

Foto: Divulgação

Peça “Remédio não é brinquedo. Aprenda desde cedo”

DIA 29 DE AGOSTO: 

  • 08h00 – Escola João Mendes FilhoRua Cuiabá, 239– Vista Alegre – Guaratinguetá
  • 11h30 – Creche Nossa Senhora de LourdesRua Bolívia, 81 – Vila Brasil – Guaratinguetá
  • 13h30 – Berçário e Escola Arco IrisAv. Dr. Peixoto de Castro, 148– Vila Zélia – Lorena
  • 15h00 – Berçário Pequeno Ser: Av. Coronel João Vicente, 423 – Vila Hepacaré – Lorena

PERSONAGENS/ FARMACÊUTICOS VOLUNTÁRIOS

  • Mãe: Alessandra Brognara
  • Filha: Ivone Oliveira de Araujo Scalfi
  • Farmacêutico: José Eduardo Madelli
  • Geraldo: Jéssica Felix de Souza Gomes Silva
  • Melhora Infantil: Lourdes Aoki
  • Novadipe: Taissa Vilela
  • Zureta: Júnior Pereira Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo