Atentado terrorista deixa dezenas de feridos em Londres, na Inglaterra

Um motorista em alta velocidade atropelou na manhã desta terça-feira (14/08) dezenas de ciclistas e pedestres em uma praça em frente ao Parlamento Britânico, em Londres, capital da Inglaterra. Ainda não há informações sobre vítimas fatais, mas o número de feridos é alto.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o motorista, de 29 anos, foi detido pela polícia assim que o carro colidiu em uma barreira de proteção que fica próxima ao Parlamento. A suspeita é de ataque terrorista.

Atentado deixa dezenas de feridos em Londres, na Inglaterra – Foto: Hannah McKay/Reuters

Testemunhas disseram que o motorista seguia em alta velocidade por uma via pública, quando entrou na ciclovia, atropelando ciclistas e pedestres, e parando nas barreiras de proteção em frente ao legislativo britânico.

Uma testemunha, que pediu para não ser identificada, disse ter visto o suspeito jogando o carro propositalmente contra as pessoas, que assustadas correram em várias direções, tentando se proteger.

Equipes de emergência, policiais, bombeiros, paramédicos e agentes da Scotland Yard foram mobilizadas e enviadas para o local do atentado, que foi rapidamente isolado. Todos somente puderam deixar a área após serem identificadas.

Feridos são socorridos por policiais e bombeiros – Foto: UK Newsflare Via AP

O chefe da Scotland Yard, Neil Basu, disse em entrevista coletiva concedida a imprensa internacional que o incidente está sendo tratado como atentado terrorista, e que as medidas de segurança na cidade de Londres e nas demais regiões foram reforçadas, principalmente em portos, aeroportos e estações de trem, Metrô e ônibus.

Três pessoas ficaram gravemente feridas e todas foram socorridas e encaminhadas a hospitais da região. Os demais feridos foram atendidos e liberados.

As ruas e avenidas próximas a Praça do Parlamento de Westminster foram fechadas e interditadas após o incidente e a segurança reforçada. Ao todo, 10 viaturas da polícia, duas dos bombeiros e cinco ambulâncias permanecem na região.

O motorista, que não teve a identidade divulgada, foi levado para uma delegacia ao Sul de Londres, onde permanece detido. Sua residência está sendo vistoriada. Amigos e familiares estão prestando depoimento neste momento.

Investigadores e policiais inspecionam carro do suspeito próximo Parlamento Britânico – Foto: Henry Nicholls/Reuters

O ministro da Segurança, Bem Wallace, disse agora a pouco que o suspeito possui nacionalidade britânica, mas que ele veio recentemente de outro país.

Acredita-se que o suspeito estava sozinho no carro, já que no momento da colisão contra os muros de proteção ninguém foi encontrado com ele.

As buscas estão sendo realizadas em dois imóveis em nome do suspeito, um deles em Birmingham e outro em Nottingham, cidades localizadas na Região Central do país.

Bicicletas são vistas caídas nas calçadas próximas ao Parlamento Britânico em Londres, na Inglaterra – Foto: Hannah McKay/Reuters

A primeira-ministra da Grã-Bretanha, Theresa May, divulgou um comunicado oficial dizendo: “Meus pensamentos estão com os feridos no incidente em Westminster e meus agradecimentos vão aos serviços de emergência por sua resposta imediata e corajosa”.

O Reino Unido foi atingido em 2017 por uma série de atentados terroristas, tendo quatro deles sido reivindicados pelo Estado Islâmico. Ao todo, 36 pessoas perderam a vida e 200 ficaram feridos.

Com informações das Agências Associated Press, Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo