Varejo está pronto para os consumidores millennials?

Cleiton Korok, analista de Negócios da Rede Cigam – Foto: Arquivo Pessoal

A aceitação do Bitcoin é cada vez maior no mundo. E, no Brasil, já é uma realidade? Para o mercado de Varejo, por exemplo, seria importante acompanhar as tendências tecnológicas e adotar essas evoluções, uma vez que os consumidores de hoje são pautados pela experiência UX (user experience) e estão antenados com a transformação digital – e sempre em busca de novidades, seja em uma modalidade de negócio, seja um novo modelo de pagamento.

O ganho de competitividade está diretamente relacionado à inovação e para crescer é preciso buscar diferenciais. O setor do Varejo que voltou a crescer (apontou crescimento de cerca de 6% em 2017, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), depois de três anos seguidos de queda, precisa investir em infraestrutura tecnológica para prover uma melhor experiência de compra aos consumidores.

Quando falamos em experiência ao consumir, nos deparamos com consumidor 4.0 ­­â€‘ aquele que está conectado o tempo inteiro. Para este público, marcado pela sua presença e capacidade de voz no universo online, a busca por produtos ou serviços qualificados não é o suficiente. Eles querem atendimento especializado, facilidade de acesso, comodidade para entrega e utilizar a forma de pagamento que bem entenderem.

Com relação às novidades em meios de pagamento eletrônico, o Brasil é o 7º país com mais corretoras de criptomoedas do mundo, mas tem um volume de negociação menor que o da Mongólia, de acordo com um estudo feito pela Morgan Stanley, empresa de serviços financeiros. Em contrapartida, no setor Financeiro as instituições já estão se movimentado: dados da Federação Brasileira de Bancos apontam que 75% dos bancos consultados afirmam investir em blockchain.

Não é uma tarefa simples, mas são os desafios que fazem parte de um tempo de transformação digital. É necessário investir para entregar uma experiência única de consumo ao cliente e, neste viés, a tecnologia é aliada. Você imagina uma loja que não aceite cartões hoje em dia? Eu não! E essa é a mesma direção que servirá para as criptomoedas, cuja tecnologia já está disponível, é simples, barata e qualquer lojista já pode comercializar seus produtos por meio desta nova modalidade.

Já existem empresas genuinamente brasileiras dispostas a auxiliar o comerciante com este desafio que é, na verdade, uma excelente oportunidade para quem está antenado no consumidor 4.0 – você vai ficar parado? Talvez seu concorrente não!

*Analista de Negócios da Rede Cigam

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