Patrimônio histórico da Capital, Santuário completa 77 anos na próxima sexta-feira

Foto: Divulgação

O Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro comemora 77 anos de inauguração da igreja nesta sexta-feira, 3 de agosto. O templo foi tombado, no último dia 13 de julho, como patrimônio histórico do município. Conforme o documento do tombamento, o processo é justificado por seu valor histórico e arquitetônico.

A programação em comemoração aos 77 anos terá uma missa solene na próxima sexta-feira, às 19h, e haverá a partilha de um bolo. Já no sábado, 4, será realizado o Casamento Comunitário de 24 casais, às 10h.

O Santuário possui a construção mais antiga entre as igrejas de Campo Grande. A igreja foi inaugurada no dia 3 de agosto de 1941. Mas a paróquia teve início dois anos antes, em 1939, fundada pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, ficando sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas.

Os projetos originais são datados de 9 de novembro de 1939 e possuem Joaquim Teodoro de Faria como responsável técnico. Mas a construção da igreja teve início em 1940, conforme a data entalhada na Pedra Fundamental da Igreja, localizada a esquerda de quem entra no Santuário. A igreja é considerada uma das mais belas do Estado e os estudos arquitetônicos mostram que foi inspirada na Basílica de Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena (Itália).

No dia 10 de janeiro de 1999, o então Arcebispo de Campo Grande, Dom Vitorio Pavanello, publicou o decreto de elevação da Igreja à Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, motivado pelas tradicionais novenas que acontecem todas as quartas-feiras. Em dezembro de 2017 passou a ser considerado Santuário Estadual com a Lei que instituiu Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a “Padroeira de Mato Grosso do Sul”.

Atualmente, o Santuário de Campo Grande é o que mais realiza novenas em todo o mundo, com 18 novenas, de hora em hora, a partir das 6h até às 23h. Cerca de 30 mil pessoas passam pelo Santuário todas as quartas-feiras.

Confira a programação a programação que fará parte das comemorações dos 77 anos do Santuário:

1 de agosto – Festa de Santo Afonso
6h às 23h – Novenas pelas vocações

2 de agosto
6h – Cerco de Jericó pelas vocações
9h – Missa Vocacional e Bênção do Santíssimo
12h – Cerco de Jericó pelas vocações
15h – Missa Vocacional e Bênção do Santíssimo
18h – Terço dos Homens pelas vocações
19h15 – Missa Vocacional e Bênção do Santíssimo e Ação de graças pelos 15 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Dirson Gonçalves

3 de agosto – 77 anos de inauguração do Santuário
6h – Cerco de Jericó pelas vocações
12h – Ofício das Leituras. Liturgia das Horas
15h – Terço da Misericórdia pelas vocações
18h – Hora Santa pelas vocações
19h – Missa Solene pelo aniversário do Santuário
20h15 – Partilha do bolo de aniversário

4 de agosto
10h – Casamento Comunitário
19h – Missa e lançamento da Festa da Primavera
19h45 – Lançamento do Livro de Poesias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo