Mercadão dos Óculos recebe 2 prêmios de excelência em franchising no 1º semestre

Rede conquistou dois dos mais importantes prêmios do setor: o Melhores Franquias do Brasil e o Selo de Excelência em Franchising.

São Paulo (SP) – A rede de óticas Mercadão dos Óculos, terceira maior do Brasil em vendas de lentes, recebeu no primeiro semestre de 2018 dois dos mais importantes prêmios do franchising brasileiro: o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios; e o Selo de Excelência em Franchising (SEF), promovido pela a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

“O Mercadão dos Óculos faz parte de um seleto grupo de 2,5% de todas as franquias do Brasil que conquistou tal feito, obtendo uma cotação cinco estrelas”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.

Esta é a segunda vez que a marca conquista os dois prêmios no mesmo ano. Em 2017, o Mercadão dos Óculos também venceu o Melhores Franquias do Brasil e o Selo de Excelência em Franchising, destacando-se como um dos grandes nomes do setor.

Gustavo de Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos – Foto: Divulgação

Avaliação e critérios

No prêmio realizado pela PEGN, as franquias foram avaliadas em três quesitos: desempenho da rede (crescimento, taxas de retorno, número de lojas), qualidade da rede (suporte oferecido, força da marca, inovação) e satisfação do franqueado (treinamentos, consultoria, manuais). O Mercadão dos Óculos obteve cinco estrelas. Os dados foram compilados pela Serasa Experian.

Já no SEF, o prêmio foi resultado de uma pesquisa com os franqueados da rede, que demonstraram satisfação com o negócio em diferentes aspectos, como a franqueadora buscar soluções para o cliente, visando aumentar a rentabilidade ou a participação de mercado da franquia; o suporte da franqueadora (treinamentos, reciclagem, consultoria de campo); os canais de relacionamento e participação efetiva do franqueado (comitês, convenções, encontros regionais); abertura para ouvir a opinião ou demanda do franqueado sobre as ações de marketing; dentre outras.

Fundado em São José do Rio Preto (SP), o Mercadão dos Óculos faturou R$ 80 milhões e abriu 54 unidades. Atualmente, conta com mais de 210 lojas em todo Brasil e tem a previsão de abrir 70 neste ano e, até 2020, atingir a marca de 600 estabelecimentos.

Para ser proprietário de uma franquia, o investimento inicial varia entre R$ 95 mil e R$ 115 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

Ficha Técnica

Investimento Inicial: de R$ 95 mil e R$ 115 mil

Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 55 mil

Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil

Área média para Instalação: 25m² a 60m²

Tipo de negócio: Ótica

Ano de fundação: 2012

Ano de fundação do franchising: 2013

Número de funcionários: 4

Número de unidades próprias: 3

Número de unidades franqueadas: mais de 210

Royalties: 5% sobre o faturamento

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil

Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses

Site: www.mercadaodosoculos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo