Edição 2018 da Serigrafia Sign FutureTEXTIL é marcada por grande volume de negócios gerados, diversas atrações e lançamento da nova marca

Feira realizada no Expo Center Norte reuniu 36.800 mil profissionais que conferiram as mais recentes soluções e tecnologias de impressão e comunicação visual, além conteúdo técnico qualificado para os segmentos. Para o próximo ano, evento passa a se chamar FuturePrint

Liliane Bortoluci, diretora da feira, durante lançamento da nova marca – Foto: Divulgação

A 28º Serigrafia SIGN FutureTEXTIL se consolidou ainda mais como o maior e mais completo evento para os setores de impressão digital e comunicação visual. Durante quatro dias, o pavilhão do Expo Center Norte reuniu 36.800 mil visitantes e 600 marcas que apresentaram soluções para os mercados de serigrafia, sublimação, sinalização, impressão digital têxtil, grandes formatos, brindes e personalização. Além de mostrar produtos e serviços, a feira proporcionou mais de 100 horas de conteúdo técnico distribuídos em palestras, workshops, atendimentos e visitas guiadas que contribuíram para a profissionalização dos participantes.

Fórum Serigrafia SIGN FutureTEXTIL – Foto: Divulgação

A grande novidade dessa edição foi o lançamento da nova marca, já que, a partir do ano que vem, o evento passa a se chamar FuturePrint. Para Liliane Bortoluci, diretora da feira, o reposicionamento da marca amplia a proposta de valor para uma melhor entrega aos seus expositores e visitantes, além da identificação e criação de novas oportunidades e atrações com ainda mais conteúdo. “A nossa feira está muito conectada com os setores que representamos e também com os participantes. Identificamos que precisávamos mudar para evoluir, por isso adotamos o nome FuturePrint e, desta forma, partimos para uma linguagem única que agrega diferentes mercados”, comenta.

DecorExpress – Foto: Divulgação

A feira também proporcionou aos visitantes acesso gratuito a atividades para a capacitação e atualização profissional. Para indústria têxtil, a Serigrafia em Ação e o Circuito de Impressão Digital Têxtil apresentaram, em formato de visitas guiadas, as novas técnicas de impressão, outros nichos de mercado e as principais tendências em tintas e substratos. Já o Fórum Serigrafia SIGN FutureTEXTIL ofereceu muito conteúdo gratuito para os visitantes com uma programação dividida em quatro temas distintos, que abordou a sublimação, a impressão digital têxtil, a comunicação visual e a gestão dos negócios.

Serigrafia em Ação – Foto: Divulgação

A parceria com as entidades também mobilizou os participantes. A Sala de Crédito reuniu a FIESP, ABIGRAF e SINDIGRAF e ofereceu programas especiais de financiamentos para a aquisição de equipamentos, compra de matéria-prima, construção ou reformas de instalações produtivas, entre outros investimentos. No mesmo espaço, as entidades, juntamente com o SEBRAE, organizaram o Ciclo de Palestras Temáticas, que tratou de assuntos importantes, como gestão, marketing, recursos humanos, finanças, vendas, impressão, inovação e Indústria 4.0. Já o SEBRAE Móvel atendeu, diariamente, mais de 70 interessados na realização de checkup empresarial.

Os visitantes também puderam conferir o DecorExpress que mostrou as infinitas possibilidades que a comunicação visual oferece para o design de ambientes através do projeto de uma hamburgueria com a temática dos anos 50. A atração teve o patrocínio das empresas Aplike, HP, Endutex e Roland, e mostrou alternativas de customização de interiores que inovam e personalizam ambientes de forma ágil. A Endutex, uma das patrocinadoras da atração, se surpreendeu com essa edição em relação as outras, principalmente por receber muitos visitantes no estande com o interesse de fechar negócios. “Normalmente, a nossa participação é mais para a apresentação de material para novos clientes, estreitar contatos, mas nessa edição conseguimos fechar negócios. Eu não considero nossa participação um custo, mas sim um bom investimento”, comemora Filipe Guimarães, diretor comercial.

Foto: Divulgação

A grande presença de público qualificado mereceu o destaque dos expositores. Para Cristiane Borato, supervisora de marketing da OKI, os visitantes estavam empenhados em conhecer as novidades e realizar negócios. “Recebemos pessoas que já possuem algum negócio no setor e querem expandir, conhecer novos produtos e fornecedores, mas também aqueles que já tem conhecimento sobre o segmento e desejam investir em um empreendimento próprio. Com certeza estaremos presentes na edição de 2019, a visibilidade e o networking que a feira nos proporciona é essencial”, diz.

Outro expositor que comemora a presença de tomadores de decisão entre os visitantes é a Imprimax, que trouxe para Serigrafia SIGN FutureTEXTIL um estande mais interativo, com produtos de envelopamento e decoração. “A participação em todas as edições da feira é indispensável, essa é a maior vitrine do mercado, apresentamos as novas tendências e encontramos novos clientes. Percebemos que o público está cada vez mais diversificado, os setores de decoração e comunicação visual têm crescido muito no mercado, e assim, consequentemente dentro da feira, por isso criamos o Campeonato de Decoração, que fez tanto sucesso que sua segunda etapa já está confirmada para a Future Print em 2019”, explica Igor Paiva, gerente de marketing da Imprimax.

Esta edição da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL também contou com uma rodada negócios que potencializou o contato e networking entre expositores e compradores dos segmentos de impressão e comunicação visual. Em duas horas, foram realizadas 204 reuniões que movimentaram aproximadamente R$ 8 milhões com a presença de 34 empresas interessadas em adquirir soluções, máquinas e equipamentos de 10 expositores da feira. O principal objetivo da iniciativa foi a geração de negócios imediatos que se prolongam ao longo do ano.

Representantes da Silmaq comemoraram a participação no evento, considerada surpreendente. “Já no primeiro dia vendemos nossa primeira máquina após 15 minutos da abertura da feira, achamos que era um recorde, mas no segundo dia vendemos uma máquina com apenas quatro minutos de feira”, comenta Anderson Lourenço, gerente de marketing da empresa.

A edição 2019 da FuturePrint está confirmada e acontecerá entre os dias 10 e 13 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo