Terremoto de 6,4 graus na Escala Richter atinge a Indonésia

Há registro de mortos, feridos, desabrigados e desaparecidos.

Um forte terremoto, de magnitude de 6,4 graus na Escala Richter, atingiu na manhã deste domingo (29/07) o território da Indonésia, causando a morte de dezenas de pessoas e deixando outras centenas feridas. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que várias cidades ficaram destruídas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o tremor aconteceu por volta das 06h45min (horário local), a uma profundidade de 7 km, com epicentro da Ilha de Lombok, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês).

Moradores vasculham destroços de uma casa que desabou após o terremoto na Indonésia – Foto: Nusa Tenggara Barat Disaster Mitigation Agency/Handout/AFP)

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres do país, Sutopo Purwo Nugroho, disse em entrevista coletiva que as equipes de emergência foram acionadas e enviadas para as áreas mais atingidas.

Segundo o porta-voz Sutopo Purwo Nugroho, o número oficial de vítimas ainda é incerto, devido as dificuldades que as equipes de resgate estão enfrentando para chegar as regiões mais afetadas pelo tremor. Os danos causados a infraestrutura do país ainda estão sendo avaliados.

Uma mulher malaia de aproximadamente 30 anos, e que no momento do terremoto estava visitando o Monte Rinjani, um dos mais populares destinos turísticos, está entre os mortos, segundo Nugroho.

Equipes de resgate ajudam vítimas do terremoto que atingiu a Indonésia neste domingo (29/07) – Foto: Antara Foto/Zakir/Reuters

Toda a região montanhosa está fechada para turistas e escaladores, devido principalmente ao risco de deslizamentos de terra.

O fornecimento de energia elétrica foi suspenso em Sembalun, uma região de plantações de arroz pouco povoada, localizada nas encostas do Monte Rinjani, no lado Norte da ilha.

A Ilha de Lombok fica localizada a Sudeste da Indonésia e é muito popular entre os turistas locais e estrangeiros. Entre as atrações está a paradisíaca Ilha de Bali, muito visitada por turistas de todo o mundo.

O forte terremoto que atingiu a Indonésia neste domingo (29/07) deixou um rastro de destruição e mortes pelo país. – Foto: WhatsApp

O Arquipélago da Indonésia é formada por milhares de ilhas e fica localizado em uma zona do Oceano Pacífico conhecida por ‘Cinturão de Fogo do Pacífico’, onde a atividade sísmica é intensa.

O país é frequentemente abalado por vários tremores, a maioria de baixa intensidade, quase imperceptíveis. A maior preocupação das autoridades, no entanto, é devido ao risco de tsunamis, cujas ondas gigantes podem arrasar toda a região.

Em 2004, um tsunami provocado por um terremoto de magnitude de 9,3 graus na Escala Richter atingiu a Costa de Sumatra, no Oeste da Indonésia, causando a morte de 220 mil pessoas em vários países da região, no Oceano Índico.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo