Japão se prepara para a chegada do Tufão Jongdari

Autoridades japonesas preparam o país para a chegada de tufões. O alerta foi dado após as inundações que devastaram várias regiões do país.

Um poderoso e devastador tufão deve atingir a Ilha de Honshu, a principal do Japão, nas próximas, trazendo consigo fortes rajadas de vento. As autoridades já iniciaram os trabalhos de remoção de moradores que possuem residências no litoral.

De acordo com informações da Agência Meteorológica do Japão, o ‘Tufão Jongdari’, como ele foi denominado pelos especialistas, deve trazer ventos de até 180 km/h.

Equipes de emergências, policiais, bombeiros, paramédicos e soldados do Exército foram mobilizados e estão ajudando na evacuação de milhares de pessoas, que estão sendo levadas para abrigos.

Soldado se aproxima do Hospital Memorial de Mabi, em Kurashiki, no Japão, para tentar resgatar pessoas que ficaram presas em decorrência das inundações – Foto: Issei Kato/ Reuters

Inundações catastróficas, iniciadas no início de julho deste ano, obrigou as autoridades a emitirem alerta e a determinar a retirada de milhares de pessoas de suas casas.

Imagens exibidas pela televisão japonesa, a NHK, mostravam ondas gigantescas no litoral de Shimoda, no Sudeste da capital Tóquio. Alguns pilotos de aeronaves tiveram dificuldades para aterrissar no aeroporto, que fica localizado nas proximidades, em decorrência das fortes rajadas de vento.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o centro do tufão está localizado a 60 km a Sudoeste da cidade de Omaezaki, que já está sendo evacuada. Todos os moradores estão sendo levadas para abrigos.

As autoridades policiais japonesas informaram que um homem despareceu na cidade de Kanagawa, próximo a Tóquio. Ele estava em um veículo, em uma estrada a beira mar, quando ondas gigantescas atingiram a região.

Vários carros estavam parados na estrada, incluindo uma ambulância, mas somente este homem foi arrastado pelas ondas. Acredita-se que ele estaria do lado de fora do veículo.

O Tufão Jongdari deve atingir a cidade de Chugoku na manhã deste domingo (29/07), podendo causar inundações e deslizamentos de terra. Alguns moradores já estão deixando a região por conta própria.

Essas inundações, iniciadas no início de julho deste ano, já causou a morte de 220 pessoas e deixou mais de 4 mil desabrigados. Dezenas de casas foram destruídas e/ou seriamente danificadas.

As autoridades japonesas emitiram dezenas de alertas de evacuação imediata, principalmente para áreas que enfrentam sérios riscos, como Hiroshima, no Oeste do país.

A Prefeitura de Hiroshima ordenou a remoção de 36.400 moradores. A retiradas deles é preventiva, porque existem riscos de inundações e desabamentos de edificações.

Ao todo, 420 voos domésticos foram cancelados até o momento em decorrência das fortes chuvas e da chegada do Tufão Jongdari. Alguns aeroportos foram fechados e todos tiveram que retornar para suas respectivas casas.

Algumas pequenas ilhas próximas a Ilha de Honshu, a principal do país, também estão sendo evacuadas. Muitas pessoas, no entanto, estão se recusando a deixar o local e estão se escondendo nas matas fechadas, dificultando o resgate.

Com informações das Agências France Presse, Kyodo, NHK e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo