Intercambistas do Winter School são recepcionados em solenidade e mesa-redonda

Ao todo, 24 mestrandos provenientes de 19 países participam do programa; ação é fruto de uma parceria entre Sebrae e UCDB.

Nessa terça-feira (24), o anfiteatro do bloco M no campus Tamandaré foi palco para a recepção dos intercambistas que participam da primeira turma do Winter School: Desenvolvimento Territorial Sustentável – Desafios na Agricultura e Turismo. Ao todo, 24 mestrandos estrangeiros provenientes de 19 países de quatro continentes do mundo (europeu, americano, africano e asiático), além de mais dois mestrandos brasileiros, participaram da cerimônia de abertura.

A ação promovida pelo Mestrado Internacional em Desenvolvimento Territorial Sustentável Erasmus Mundus permitirá que os intercambistas, integrantes da sétima turma, conheçam em oito dias (de hoje até 31 de julho) projetos e trabalhos em prol do meio ambiente e das comunidades locais desenvolvidos não só em Campo Grande, mas também em Miranda, Bonito, Nioaque e Maracaju.

Foto: Divulgação

Durante a abertura do evento, o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos deu boas-vindas aos mestrandos e pontuou a importância da educação superior em Mato Grosso do Sul e da troca de experiências entre profissionais e acadêmicos de vários cantos do mundo proporcionada pelo Winter School. “A pesquisa é um pilar essencial e insubstituível para o progresso científico e para a formação da nossa Universidade.  Nossos pesquisadores são um dos símbolos da identidade da UCDB e a sociedade deve perceber que a pesquisa das Instituições de Ensino Superior agrega valor tanto no âmbito local, regional e também global em uma realidade em que o conhecimento não tem fronteiras”, comentou o Reitor.

Como a ação é realizada em parceria com o Sebrae, na data, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual da Instituição, Edison Ferreira de Araújo, também fez um pronunciamento e ressaltou como esse intercambio trará mais visibilidade para Mato Grosso do Sul. “Essa parceria que existe entre a UCDB e o Sebrae é muito importante pra nós, e estarmos recebendo os integrantes de Universidades de outros países aqui também é. Esse contato vai permitir que os intercambistas vejam de perto inovações na área de tecnologia, agricultura e turismo, algo essencial para mostrar que o nosso Estado é um dos que mais cresce no Brasil”, pontuou Edison.

Também participaram da mesa de autoridades a professora da Universitá Dagli Studi di Padova (Itália) e coordenadora geral internacional do Erasmus Mundus, Dra. Marina Bertoncin; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho; a diretora técnica do Sebrae MS, Maristela de Oliveira França; e a coordenadora de Relações Internacionais da UCDB, Alinne Castro.

Após a solenidade de abertura, os intercambistas participaram de uma mesa-redonda que teve como tema principal “Desenvolvimento Territorial Sustentável: desafios na agricultura e turismo”. O assunto foi debatido pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB, Dr. Josemar Maciel e Dra. Cleonice Le Bourlegat, que também é coordenadora do Master STeDe no Brasil, além da assessora da Diretoria técnica do Sebrae Nacional em Brasília, Ana Clévia Guerreiro, do professor da Universitá Dagli Studi di Padova (Itália) Dr. Alessio Surian, e da socióloga e gestora de projetos relacionados ao turismo comunitário, Hannelore Akkermans.

Fonte: Assessoria UCDB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo