Ideias inovadoras e respostas rápidas para o agro são propostas do Startup Weekend Agritech

Encontro é considerado um mergulho em busca de soluções inovadores para o setor.

Ao invés de balada, um encontro de negócios. Foi assim o final de semana de um grupo de jovens, formado por estudantes e profissionais de diferentes áreas, que literalmente mergulhou no Startup Weekend Agritech, evento que aconteceu entre os dias 20 e 22 de julho, em Campo Grande, e contou com o apoio do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e do Sebrae/MS.

Para o presidente do Movimento Nacional dos Produtores – MNP, Rafael Gratão, o formato de startups garante resultados mais rápidos. “O agro precisa de pessoas que pensem no segmento e tragam respostas imediatas. Reunir pessoas que pensem em soluções para os problemas, que conseguem vender o produto e encontrar interessados em viabilizar ideias é a estratégia para a evolução do setor”, explica.

Foto: Divulgação

No primeiro dia, os participantes compartilham as propostas e formaram oito equipes em torno das propostas mais votadas. Durante o sábado e o domingo, os times focaram em estruturar essas ideias e começaram a trabalhar na programação, design e validação de mercado.

O primeiro lugar ficou com o grupo do qual faz parte a zootecnista e integrante do MNP Jovem, Juliana Vieira.  A vivência no campo contou pontos na hora de decidir o projeto. “Após algumas tentativas, chegamos à conclusão que deveríamos usar as nossas experiências; e por isso surgiu a ideia do “Match Equino”, uma rede de relacionamentos equestres. Os mentores nos ajudaram a conseguir visualizar e aprimorar o projeto. Em breve a novidade será lançada”, explica.

A equipe vencedora é composta por oito integrantes, e nessa segunda-feira (23), já deu entrada com o projeto no Living Lab, um laboratório de novas ideias vinculado ao Sebrae/MS. Juliana até adianta que já tem interessados na assinatura da ferramenta.

O segundo lugar ficou com a equipe de Yara Martins Dias da Silva, que apresentou o aplicativo Serviços do Campo, ferramenta que facilita a contratação de mão de obra no meio rural. “O objetivo é fazer uma conexão de maneira mais rápida entre produtores e prestadores de serviços. Quando o usuário precisar de um tratorista, por exemplo, ele conseguirá escolher o profissional com apenas alguns cliques”.

“As tecnologias têm ajudado os produtores rurais a tornarem suas propriedades mais produtivas e competitivas. O Living Lab é ideal para trabalhar o surgimento dessas soluções porque conta com uma rede de parceiros e mentores para auxiliar no processo e um ambiente favorável à troca de experiências”, afirma Vitor Faria, analista técnico do Sebrae/MS.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo