Incêndios florestais atingem a Grécia e deixam um rastro de destruição

Até o momento as autoridades registraram a morte de uma pessoa e ferimentos em outras 25. Dezenas de casas e carros foram destruídos.

Uma série de incêndios florestais está destruindo desde sábado (21/07) imensas áreas na Grécia, e vem causando a fuga desesperada de centenas de pessoas. Até o momento foi registrada a morte de duas pessoas e ferimentos em outras 25, das quais seis delas com gravidade.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, por causa dos incêndios, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, encurtou a viagem oficial a Bósnia e retornou a Atenas, capital do país.

Alexis Tsipras disse que a origem dos incêndios ainda é oficialmente desconhecida, mas que será investigada pelas autoridades gregas.

Morador observa nesta segunda-feira (23/07) as chamas durante um incêndio florestal na cidade de Rafina, próximo a Atenas, na Grécia – Foto: Reuters/Costas Baltas

Faremos tudo que é humanamente possível para controlá-lo“, disse o primeiro-ministro grego, que deu a entender que os incêndios podem ter sido atos criminosos.

Os serviços de emergência da Grécia registraram a destruição de pelo menos 100 casas e 200 carros em cidades próximas a Atenas, capital do país.

Testemunhas disseram que as chamas estão se alastrando muito rapidamente, destruindo residências, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e veículos, e que alguns sistemas de transporte público foram suspensos, já que as colunas de fumaça estão prejudicando a visibilidade nas rodovias e estradas, vias de fuga de muitos moradores.

Bombeiros, soldados do Exército e moradores carregam mangueiras para combater incêndio na cidade de Rafina, próximo a Atenas, na Grécia – Foto: Reuters/Costas Baltas

As autoridades gregas pediram aos moradores de uma região litorânea que deixem suas casas imediatamente, devido a aproximação das chamas. O fogo já obrigou as autoridades a fecharem uma das vias expressas mais movimentadas do pais.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que linhas férreas foram fechadas em decorrência das chamas e fumaça. Muitos moradores estão deixando suas casas e seguindo a pé pelos trilhos.

Neste momento chega a redação do Campo Grande Notícias, a informação de que bombeiros gregos registraram um grande incêndio florestal no Norte e no Leste de Atenas.

Helicóptero dos bombeiros sobrevoa incêndio florestal na cidade de Rafina, próximo a Atenas, na Grécia – Foto: Reuters/Costas Baltas

Um prefeito disse que pelo menos 50 casas e 350 veículos já foram destruídos pelas chamas. Os bombeiros e voluntários estão tendo dificuldades para combater os incêndios, mesmo com a ajuda de helicópteros, que despejam água sobre os focos de incêndio.

Incêndios florestais são comuns na Grécia, principalmente durante os invernos com clima seco, que cria condições favoráveis para que haja focos em matas e florestas.

Em 2007, por exemplo, dezenas de pessoas morreram no Sul da Grécia em decorrência de incêndios florestais, causados pelo clima seco e fagulhas de fogo.

O Exército Grego foi mobilizado e enviou centenas de soldados para ajudar no combate às chamas. Por causa da fumaça e da baixa visibilidade, dezenas de voos tiveram que ser cancelados na tarde desta segunda-feira (23/07).

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo