Boa Compra de Usado – Fiat Strada Adventure 1.8 2013/2014

Modelo é encontrado facilmente, tem baixa desvalorização e seguro acessível

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

A Fiat Strada é produzida há vinte anos, o que a transformou em uma opção mais do que comum entre os automóveis usados. Sucesso de vendas entre pessoas jurídicas, a picapinha é a líder de mercado e conta com baixa desvalorização. Escolhemos a versão Adventure 1.8 por ser a mais atraente para pessoas físicas.

Você consegue encontrar carros 2013 ou 2014 por preços entre R$ 37.500 e R$ 45.500. E o ano indicado já permite que você leve a configuração com cabine dupla e três portas, lançada no segundo semestre de 2013. Saiba se ela se enquadra como boa compra no ponto a ponto.

Custo-benefício e itens de série

Na época, a cabine dupla já respondia por cerca de 50% das vendas da Strada. O recurso das três portas é algo que só o modelo da Fiat tem no segmento. Mas o conforto tem um senão: ela é homologada para apenas quatro pessoas, enquanto rivais como a Volkswagen Saveiro tem capacidade para cinco. Está certo que somente quatro iriam confortavelmente de fato, mas talvez aqueles que precisem dessa facilidade fiquem decepcionados.

O espaço no banco traseiro é contido, mas o recurso da terceira porta ajuda, basta afastar o cinto (Foto: Fiat)

O espaço no banco traseiro é contido, mas o recurso da terceira porta ajuda, basta afastar o cinto (Foto: Fiat)

O acesso ao banco traseiro é muito facilitado pela terceira porta no lado direito, apenas o cinto de três pontos dianteiro atrapalha um pouco, mas não fica muito no caminho. O espaço atrás dá para dois passageiros de até 1,75 metro e ajuda a comportar também objetos. Falando em carga, a caçamba leva 680 litros e carrega o estepe.

Além de ter recebido cabine dupla e terceira porta, a picapinha foi retocada algumas vezes ao longo da sua vida. Como nunca mudou de geração, o utilitário compacto envelheceu em muitos pontos. O estilo guarda pouco do carro original, mas já pede por mais do que outra atualização, da mesma forma que a cabine. A ergonomia datada fica clara em pontos como a pequena amplitude de ajuste de altura da coluna de direção e do banco, sem falar das saídas de ar muito baixas.

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

Você pode repaginar um pouco isso ao adicionar uma central multimídia mais moderna, o espaço destinado ao sistema de som (na parte superior do painel) permite isso. A nova central sensível ao toque é algo recente na linha, então, você terá que buscar o acessório entre os acessórios pós-venda.

A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção hidráulica, volante e banco do motorista ajustável em altura, chave do tipo canivete com telecomando, rodas aro 16, além de indicadores de inclinação e bússola no painel. Freios ABS e duplo airbag começaram a vir de série em todas as Stradas a partir daquele ano/modelo 2014. O sistema de som CD/MP3 e os retrovisores elétricos eram opcionais, pesquise bem para não correr o risco de levar um modelo sem eles. Havia pacotes como o Kit Dark, com faróis e rodas escuros, rádio Connect, volante multifuncional, retrovisores elétricos e capota marítima.

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

Se você faz questão de pegar um fora de estrada leve, a Strada pode vir equipada com o sistema Locker de bloqueio do diferencial. O recurso consegue bloquear a roda que está patinando e jogar a força para a que está apoiada no solo e tem maior aderência. É um opcional fácil de ser encontrado.

Desempenho e consumo

O motor 1.8 E.torQ de 132/130 cv e 18,9/18,4 kgfm a 4.500 rpm (respectivamente com etanol e gasolina) tem força de sobra em baixos e médios regimes, o que transforma a Strada em uma picape ágil no cotidiano. A arrancada de zero a 100 km/h leva 11,3 segundos e a retomada de 60 a 100 km/h em terceira é despachada em 10 segundos. Ela fica devendo mesmo em frenagens (29,8 metros de 80 a zero km/h) e em consumo, com médias de 7,3 km/l de etanol na cidade e 10,4 km/l na estrada.

Ao manobrar o carro antes de sair da garagem, talvez você ache a direção um pouco pesada. O sistema hidráulico não conta com a mesma maciez da direção elétrica dos Fiat mais modernos. A suspensão vai na direção contrária e aposta suas fichas no conforto. Os pneus 205/60 R16 ajudam a isolar a rodagem mais um pouco.

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

Embora confortável, o ajuste permite uma inclinação maior nas curvas, a Strada não tem a tocada de carro de passeio como a Saveiro. A despeito disso, o conjunto apresenta uma boa robustez sobre a buraqueira graças ao uso de eixo rígido com arranjo omega, daqueles que abrem um vão central maior para superar imperfeições.

Macio e de curso longo, o câmbio manual de cinco marchas poderia dever um pouco mais de precisão, mas era a melhor opção dos Fiat de então, que contavam apenas com o câmbio automatizado do tipo Dualogic como segunda opção.

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

Fiat Strada Adventure 2014 (Foto: Fiat)

Falando em opcionais, itens como controle de estabilidade e de tração nunca fizeram parte do cardápio justamente por conta da idade do projeto. A Strada poderia ter pelo menos adotado os airbags laterais, oferecidos até no Palio após o facelift de 2003.

Seguros, peças e desvalorização

A Strada usada agrada mais do que a zero quilômetro quando o assunto é seguro. Da última vez que pesquisamos o preço da cobertura do modelo novo, descobrimos que apenas a Sul América cobra um preço próximo dos R$ 5 mil e exige ainda o rastreador eletrônico para chegar a esse preço. Já a Adventure 2014 indicada sai por R$ 3.350, valor mais convidativo, porém, proporcionalmente elevado para o preço pedido pelos carros.

Por sua vez, o custo da cesta de peças fica em R$ 4.252. Não chega a ser um valor de destaque para um veículo compacto e são R$ 462 a mais em relação ao pedido pela Saveiro Cross. Para compensar um pouquinho, a desvalorização de 8,16% é baixa para o segmento.

Fiat Strada Adventure 2014 teve painel retocado (Foto: Fiat)

Fiat Strada Adventure 2014 teve painel retocado (Foto: Fiat)

Tirando os lados em que desagrada, exemplos da ergonomia e consumo elevado, a Strada é o tipo de negócio considerado certeiro entre os usados. O modelo tem custos aceitáveis na maioria dos quesitos, além de ter alguma aptidão no fora de estrada e capacidade para levar a família dentro da cabine. De qualquer forma, inclua a Saveiro Cabine dupla nas suas pesquisas e tente testar os dois modelos para ver qual o se adequa melhor ao seu estilo. A diferença de preços para carros do mesmo ano não costuma ser muito grande.

Perfil do seguro: cotações foram feitas pela Limiar Seguros (11 2506-9242) com base no perfil de um homem de 40 anos, casado, morador da zona Sul de SP, sem bônus e c/ franquia reduzida.

Cesta de peças: Retrovisor direito, farol direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro do ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor (elemento), jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo