Atentado a bomba deixa mortos e feridos em Cabul, no Afeganistão

Um atentado a bomba ocorrido neste domingo (22/07) próximo ao Aeroporto Internacional de Cabul, capital do Afeganistão, causou a morte de pelo menos 10 pessoas e deixou dezenas de outras feridas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado aconteceu na entrada do aeroporto e foi praticado por um homem-bomba, que se aproximou da comitiva do general Abdul Rashid Dostum, que voltou a seu país depois de um ano de exílio na Turquia.

Seguranças carregam ferido em um ataque a bomba em Cabul, no Afeganistão, na manhã deste domingo (22/07) – Foto: Rahmat Gül/AP

O general Abdul Rashid Dostum, líder da etnia uzbeque, é acusado de violações dos direitos humanos no Afeganistão. Oficiais do governo, líderes políticos e partidários estavam próximos a ele no momento da explosão e ficaram feridos.

Já o general Dostum havia entrado em um veículo blindado e não ficou ferido. Ele foi retirado do local às pressas e levado a um local seguro e não informado.

O porta-voz do general, Bashir Ahamd Tayanj, disse que ele não ficou ferido, mas que ficou extremamente preocupado e triste com o atentado, que vitimou dezenas de partidários.

As autoridades policiais afegãs ainda não sabem dizer se o ataque tinha como alvo principal o líder uzbeque. Uma investigação já foi aberta.

O atentado acontece em meio a uma onda de violência em várias províncias no Norte do país, seu tradicional reduto.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo