Estreantes experientes abrem Classe C30 na Semana de Vela de Ilhabela

Barco Kaikias terá o comando de Beto de Jesus, com experiente tripulação para estrear neste sábado (21) na principal competição oceânica do País.

Ilhabela (SP) – Estreantes na C30, porém, competitivos nas classes que já disputaram. Essa é a condição da experiente tripulação do Kaikias, que vem para reforçar a qualidade técnica de uma classe que tem como característica a agilidade dos barcos e a capacidade dos velejadores. As embarcações C30 alinham neste sábado (21) às 11h30 para a largada da regata de percurso Toque-Toque, abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela (SVI).

O Kaikias é um dos destaques da competição pela expectativa em torno da tripulação debutante. O novo comandante é o velejador Beto de Jesus, secretário de Esportes de Ilhabela. Beto terá ao seu lado, Anna Júlia Tenório, campeã paulista e sul-americana de Snipe e outros experientes velejadores de Ilhabela e Porto Alegre também formados na classe Snipe.

Disputa casco a casco (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

Beto vem de três importantes vice-campeonatos na HPE 25 com o Fit to Fly Maserati: Brasileiro, Paulista e SVI 2017. “Na média estamos muito bem, mas chega de vice. Depois de alguns anos em um dos melhores barcos do País, queremos um novo desafio, que também nos traga adrenalina e condições técnicas de velejarmos em alto nível”, relata o comandante e timoneiro do Kaikias.

Representando a Quantum Sails e o Grêmio de Vela de Ilhabela (GVI), Beto espera que a tripulação aproveite o aprendizado da melhor forma possível. “Estamos concretizando o sonho de um barco maior. É hora de nos divertirmos, o resultado a gente vê depois. O C30 é um barco muito bem equilibrado. Se fizermos uma boa tática, poderemos nos dar bem”, acredita Beto, que terá como tático o gaúcho Bolinha.

A flotilha da C30 terá outras seis embarcações em Ilhabela, número expressivo para uma classe one design. O campeão brasileiro de 2016, Zeus (Inácio Vandresen), vem de Florianópolis. A disputa terá ainda, Caiçara UV.Line (Marcos Cesar), atual campeão da Semana de Vela, Caballo Loco (Mauro Dottori), eCycle +Realizado (José Luiz Apud), Barracuda (Humberto Diniz) e Loyal Red Nose (Marcelo Massa), que correrão simultaneamente, o Campeonato Brasileiro, de 24 a 27 de julho.

Pega entre +Realizado e Barracuda (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Calendário 2018 da Classe C30

20 a 28 de julho 45ª Semana de Vela de Ilhabela e Campeonato Brasileiro
25 e 26 de agosto
1 e 2 de setembro
XVIII Circuito Ilhabela Copa Suzuki – 3ª Etapa
24 e 25 de novembro
1º e 2 de dezembro
XVIII Circuito Ilhabela
Copa Suzuki – 4ª Etapa e
XVII Regata Volta à Ilhabela

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo