Cinco sintomas que podem indicar câncer da tireoide

Especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 9 mil casos de câncer de tireoide serão descobertos entre 2018 e 2019. O câncer é usualmente diagnosticado em pessoas mais jovens quando comparado aos outros tipos de neoplasias. As estatísticas mais recentes apontam que a doença é a mais frequente no sexo feminino e também pode ter incidência maior em pessoas que foram expostas à irradiação prévia do pescoço ou que possuam histórico de câncer da tireoide na família.

O Dr. Andrey Soares, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas, reuniu os cinco principais sintomas que podem indicar o surgimento da doença.

Nódulo no pescoço

Dores na parte anterior do pescoço e nódulos endurecidos, que persistem por mais de 20 dias podem ser sinais do tumor. Neste caso, o ideal é procurar um especialista, principalmente se o nódulo estiver associado à presença de linfonodomegalia cervical. Isso porque os linfonodos associados ao tumor maligno na tireoide podem apresentar crescimento nos gânglios linfáticos.

Rouquidão

Nódulos associados à rouquidão também podem indicar câncer na tiroide. Alterações na voz como duas tonalidades diferentes e que não desaparece por um longo período também merecem atenção. É importante a detecção precoce destes primeiros sinais, pois o tratamento vai depender do estágio do tumor.

Dificuldade para engolir

A dificuldade de engolir pode estar associada a diversas causas como disfagia, por exemplo. Contudo, a dificuldade para engolir, ingerir alimentos sólidos ou líquidos e ter a sensação de que existe algo preso na garganta também podem ocorrer e este é um sinal que não pode ser subestimado.

Problemas respiratórios

Como a tireoide está inflamada, problemas respiratórios são muito comuns. Se houver falta de ar, este pode ser um indicativo de desordem na tiroide e precisa ser acompanhado de perto.

Tosse frequente

Mesmo que pareça algo banal e que as pessoas não deem muita atenção, tosse frequente pode estar ligada a um tumor maligno na tiroide. Se a tosse persistir e não estiver acompanhada de um resfriado ou gripe, é hora de procurar um especialista para entender melhor este sintoma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo