Roteiro FLIP 2018: cinco dicas para curtir os dias em Paraty

Durante os dias 25 a 29 de julho, Paraty recebe a 16ª edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty –, uma verdadeira intervenção cultural que toma conta da cidade e abre espaço para livros de todos os gêneros. Uma das tradições do evento é homenagear um escritor e a escolhida deste ano é Hilda Hilst. A paulista é responsável por obras como Dez Chamamentos ao Amigo, Tu não te moves de ti, Amavisse, entre outras. Pensando nisso, o ViajaNet preparou um roteiro especial para aproveitar a região além da feira. Confira:

Foto: Divulgação

Centro Histórico

Se o intuito é entender o clima da cidade logo de cara, começar pelo centro de Paraty é a melhor pedida. É ali que se concentram elementos que dão o ar vintage que atrai tantos turistas: ruas de paralelepípedos, Praça da Matriz, as belas Igrejas como a de Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora das Dores e de Santa Rita. Outro ponto essencial é o Casarão construído em 1850 que abriga Dom João de Orleans e Bragança (trineto de Dom Pedro II) e sua família e que sempre abre as portas para almoços badalados nessa época do ano.

Foto: Divulgação

Restaurantes locais

Punto Divino se encontra em uma casa colonial e dá a possibilidade ao visitante de fazer as refeições em uma aconchegante varanda. Para aqueles que querem se deliciar com doces regionais, o Café Pingado é especialista em massapão, que se assemelha bastante a um bolo de coco. Já para os fãs de um bom junkie food, o Clandestino promete uma experiência inesquecível em formato de hambúrguer.

Foto: Divulgação

Tesouros escondidos

Aproveite a viagem para renovar as energias nas cachoeiras próximas, como a do Tobogã e do Tarzan, que têm fácil acesso para quem está no Centro e é possível chegar por meio de trilhas. Já o Poço das Andorinhas e a Toca da Ingrácia também valem a visita, mas têm caminhos mais difíceis. Caso não esteja acostumado com aventuras, existe um passeio de jipe que leva os turistas a essas águas paradisíacas.

Foto: Divulgação

Leque cultural

Além de alimentar o cérebro com os livros da FLIP, essa se faz uma excelente oportunidade para ampliar os conhecimentos ao colocar no roteiro lugares como a Casa da Cultura, o Museu de Arte Sacra e o Parque Temático Mini Estrada Real que oferece um guia para explicar a história por trás das miniaturas de monumentos que pertencem à Estrada Real.

Foto: Divulgação

Encontro com a natureza

Além das cachoeiras, Paraty também é conhecida por conter muitos pontos verdes. O Parque Nacional da Serra da Bocaina e a Área de Preservação Ambiental da Baía de Paraty trazem algumas atividades radicais, como passeios a cavalo, caiaque, canoas, surfe, rafting e até tirolesa.

Sobre o ViajaNet:

A ViajaNet é uma agência de viagens online que traz diferenciais no atendimento e nos serviços ao consumidor com um portfólio completo, incluindo destinos, hotéis e voos em todo o mundo. Fundado em 2009, o ViajaNet é uma empresa 100% nacional e aposta no mercado brasileiro e no setor de viagens online, oferecendo as melhores opções de passagens. Para informações, acesse: www.viajanet.com.brwww.facebook.com/ViajaNet e @ViajaNet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo