Serigrafia Sign Futuretextil 2018: Decorexpress mostra como explorar a comunicação visual na decoração

Atração traz um modelo de hamburgueria dos anos 50 customizada com alternativas baseadas em diferentes técnicas de impressões.

Foto: Divulgação

Com o objetivo de mostrar as infinitas possibilidades que a comunicação visual oferece para a decoração e o design de interiores, a 28ª edição da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, maior e mais completa feira de tecnologias e soluções para os mercados de impressão e comunicação visual, que acontece entre os dias 25 e 28 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo, traz a segunda edição do DecorExpress. O projeto deste ano simula o modelo de uma hamburgueria com o tema dos anos 50 decorada com alternativas de customização que inovam e personalizam ambientes de forma ágil.

“A ideia é exibir ao público que esta opção é rápida e eficiente com diversos tipos de equipamentos, revestimentos e tecnologias de impressão já existentes no mercado, além de fornecer dicas de como chegar ao resultado desejado”, diz Bianka Mugnatto, designer de interiores e curadora do projeto. De acordo com ela, a tecnologia apresentada no ®Decor Express exibe uma gama de soluções de alto desempenho.

A escolha por apresentar o projeto de uma hamburgueria retrô ocorreu, principalmente, porque é um segmento de negócio onde é necessário se diferenciar dos demais por meio de um visual elaborado para ganhar mais competitividade. “Trata-se de uma opção ágil, econômica e personalizada sem precisar interromper as atividades do estabelecimento comercial no período da implantação do projeto”, comenta a profissional.

Entre os elementos utilizados para compor o ambiente vale destacar o efeito que a própria tinta da impressora UV cria sobre o PVC utilizado nas fachadas, o piso quadriculado em preto e branco impresso em revestimento resistente para grande tráfego de clientes e o tecido das poltronas impressos em napa com desenho jeans. “A escolha destes materiais foi feita para mostrar que é possível realizar este tipo de impressão em diversas superfícies”, explica Bianka.

TECNOLOGIAS

Com patrocínio das empresas Aplike, Endutex e Roland, o projeto foi construído a partir do conceito de reforma rápida – conhecido como retrofit – utilizando diferentes tecnologias de impressão e um mix de substratos flexíveis e rígidos.

No DecorExpress, os visitantes poderão conferir de perto as últimas tecnologias de impressão desenvolvidas por estas marcas.  A Endutex, que possui em seu portfólio uma variedade de materiais para o mercado de comunicação visual, disponibilizou para este projeto quatro referências:  a solução para piso (Print Floor), tecido 100% Polyester (Polysub 180 FR), para parede (Print Wall) e para mobiliário – a Napaprint. De acordo com Filipe Guimarães, diretor comercial da empresa, estes materiais escolhidos possuem qualidade acima da média. “Para a Endutex é de extrema importância colaborar com esta iniciativa e demonstrar a aplicação dos nossos materiais em um ambiente real. Será uma oportunidade para os visitantes obterem conhecimento acerca dos recursos existentes no mercado”, diz Guimarães.

A Aplike apresentará toda a linha Aplikdecor, que reúne películas adesivas para revestimento e envelopamento decorativo residencial, comercial, promocional e corporativo e que pode ser usada em estantes, paredes, divisórias, móveis e objetos de decoração. Como são reposicionáveis, resistentes e flexíveis, os materiais são rápidos e fáceis de usar e com ótimo custo benefício para a obtenção de um trabalho exclusivo. “Este projeto oferece uma ótima oportunidade de apresentarmos produtos de excelente qualidade, dentro das normas exigidas pelo mercado internacional de autoadesivos, além de promover a percepção das inúmeras vantagens desta linha de produto”, comenta Erica Medeiros, coordenadora de vendas da Aplike.

As impressoras de tinta HP Látex são as responsáveis pela impressão dos materiais flexíveis Aplike e Endutex que vão compor a decoração do local. Entre as vantagens destes equipamentos estão: facilidade de uso, versatilidade e impressão em vários tipos de mídia (lona, vinil, adesivo, tecido, papel fotográfico, revestimentos e outros). A tecnologia permite que os materiais sejam impressos imediatamente, sendo ideais para uma reforma rápida. Outro ponto forte é que se trata de uma ótima opção para impressão em vinil adesivo com secagem instantânea e resistência a arranhões. Para Renato Barbieri, diretor de artes gráficas da HP, o projeto ®Decor Express permite apresentar de maneira prática as soluções que evidenciam e destacam as infinitas possibilidades que a comunicação visual oferece para o nicho de decoração e design de interiores. “A impressão com tintas Látex é ideal para ambientes sensíveis, como cozinhas e restaurantes, pois tem a maior quantidade de certificações ecológicas porque foi desenvolvida à base de água sem cheiro e poluentes nocivos à saúde”, diz Barbieri.

A Roland DG ficou com a impressão em substratos rígidos, como a placa de PVC que fará parte da construção do pórtico de entrada da hamburgueria, com tecnologia VersaUV LEJ-640, um equipamento de impressão híbrido – que serve para substratos rígidos ou flexíveis. Com esta máquina, será possível verificar a qualidade de impressão em chapas com cobertura total. Além disso, será aplicada textura localizada em alto relevo nestas impressões para possibilitar que os visitantes “sintam as cores”. O Versa imprime em diversos tipos de substratos de até 13 mm de espessura com alta qualidade de imagem. Além disso, não possui risco de haver cheiro de tinta, o que possibilita que as impressões sejam utilizadas em ambientes internos, não prejudicando a saúde. Michelle Fernandes, supervisora de marketing da Roland, explica que o Decor Express é uma oportunidade para mostrar as infinitas possibilidades de aplicações para os visitantes. “Além disso, acaba destacando o fato de que impressão digital e aplicações diferenciadas podem aumentar o portfolio das empresas e garantir mais lucro”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo