Garotada da Optimist invade as águas de Ilhabela na Semana de Monotipos

Classe de entrada do esporte reúne 60 barcos na competição que abre o mês náutico na Capital Nacional da Vela. Evento começou neste sábado (7) com disputas em 20 classes e prossegue neste domingo e segunda

Regata de Optimist (Marco Yamin / Sectur Ilhabela)

Ilhabela (SP) – O mar de Ilhabela ganhou colorido especial neste sábado (7), com o início das regatas da 45ª Semana de Vela de Monotipos. Mais de 200 barcos iniciaram a disputa, que segue até segunda-feira (9), em 20 classes. A mais numerosa delas é justamente a que reúne os velejadores mais jovens. Sessenta meninos e meninas de 9 a 15 anos disputam a Optimist, a ‘porta de entrada’ para o esporte e garantia de renovação para a modalidade que conta com ídolos como Robert Scheidt, Torben e Lars Grael. Os irmãos Grael, aliás, estão na ilha para o Campeonato Brasileiro de Star.

A Optimist ganha um atrativo extra na 45ª Semana de Vela de Monotipos porque o Campeonato Brasileiro da classe será em Ilhabela em janeiro de 2019. “A Escola Municipal de Vela Lars Grael é um projeto maravilhoso e vai ser muito legal ter o nacional aqui. Acredito que teremos 200 barcos na água e nenhuma outra classe tem uma flotilha tão grande. A competição deste final de semana promete ter um bom nível e atletas de outros estados que vieram conhecer ou se familiarizar com a raia. O Rio de Janeiro vem de bons resultados no último Brasileiro, mas minha aposta é no pessoal de Ilhabela. Aqui é o quintal dessa garotada, que treina todo dia. E, como disse, a Escola de Vela Lars Grael faz um belo trabalho”, avalia Renata Bellotti De La Fuente, técnica do Yacht Club Paulista, que destaca o crescimento da classe no YCP.

Largada da classe Optimist (Ronald Kraag / Sectur Ilhabela)

Aos 15 anos, Mario Otavio de Carvalho Junior é o velejador mais experiente da classe Optimist de Ilhabela. Ele vem de grande resultado no Campeonato Norte-Americano na Classe, quando ajudou a equipe brasileira a conquistar o vice-campeonato e obteve o 13º lugar entre 150 barcos. “Treino há três anos e meu objetivo é seguir na vela, na 420 ou 29er, lutar por resultados em competições nacionais e internacionais e um dia chegar à Olimpíada”, conta. “Assim como o Mario, todos os nossos meninos se dedicam muito. Treinam de segunda a sexta, entre três a quatro horas. Para isso, contam com toda a estrutura oferecida pela prefeitura. Além disso, Ilhabela oferece as condições naturais ideiais para a prática do esporte”, completa o instrutor e técnico Bruno dos Reis Oliveira, medalhista pan-americano de Hobie Cat 16 em Guadalajara 2011.

Como classe de entrada na vela, as competições de Optimist sempre trazem novatos. Na 45ª Semana de Vela de Monotipos não é diferente. Ian Acayaba Santucci tem 9 anos e disputa sua primeira competição em Ilhabela. “Estou um pouco nervoso, mas não muito. Minha mãe me falou para praticar o esporte. Fiz a escolinha e ela me deu um barco. Gostei logo de cara e gosto mais de velejar do que de videogame, mas não sei ainda se vou ser velejador quando crescer”, conta o menino. A mãe, Renata, praticou a modalidade desde criança e incentiva os dois filhos, além de Ian, tem Mariano, de 11 anos, a praticar esportes náuticos. “Corri de Optimist e depois 420. Velejei de Wind com meu marido e nas férias a família toda fez um curso de kitesurf”, relembra.

Bellotti e Bolder lideram a Star (Ronald Kraag / Sectur Ilhabela)

As meninas também marcam presença e mostram sua força na 45ª Semana de Vela de Monotipos. Atual campeã brasileira, a carioca Nina Borges Pessoa de 14 anos, compete em Ilhabela com foco na luta pelo bicampeonato em 2019. “Conheço a raia, pois minha primeira seletiva foi aqui. Voltei para me habituar, porque quero ganhar o nacional de novo”, revela ela, que pratica a modalidade há quatro anos, sonha disputar os Jogos Olímpicos na classe Laser e é fã de Lars Grael. Sua conterrânea, Joana Gonçalves, de 12 anos, alimenta o mesmo desejo, mas antes, tem grandes planos mais imediatos. “Sonho com Olimpíada e gostaria de competir na 29er, mas, antes, quero disputar o Mundial de Optimist”. O pai, Luiz Paulo Gonçalves, conhecido como Vovô, garante que a filha está encantada com a classe Optimist.

O esporte ensina – Renata Bellotti, técnica do Yacht Club Paulista, ressalta que para a vela crescer entre as crianças é preciso divulgar cada vez mais o quanto o esporte é próximo à natureza e como é bom explorar o ambiente fora de casa, além do celular e videogame. “O esporte é muito importante para o desenvolvimento dos jovens, pois ensina muita coisa. Afinal, quando estão no mar, são somente eles, o barco e o vento, em situações que precisam conviver com medo, ansiedade, tomada de decisões. E isso é um paralelo com a vida, quando terão que se impor”, completa.

Lars Grael e Samuel Gonçalves (Marco Yamin / Sectur Ilhabela)

As regatas da 45ª Semana de Vela de Monotipos seguem neste domingo (8) nas classes Laser Standard, Laser Radial Feminino e Masculino. Laser 4.7, Finn, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Optimist, 420, Tornado, Nacrs 20, Dingue, Open Bic, A- Class, 29er, Windsurf Slalom, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Rs:X e Kitesurf. A programação conta ainda com o Campeonato Brasileiro de Star, Hobie Cat, Laser e Snipe. Neste sábado, antes de os barcos irem para a água, foi realizada a abertura oficial da competição, que contou com a presença do prefeito de Ilhabela Márcio Tenório, do secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus e do secretario de Desenvolvimento Econômico e do Turismo Ricardo Fazzini, entre outras autoridades.

Race Village – Em paralelo às competições ao longo do mês de julho, que culmina na tradicional Semana de Vela de Ilhabela – entre 20 a 28 – a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo promove o Race Village. O espaço, instalado no Centro Histórico da cidade, iniciou suas atividades na noite deste sábado (7) em grande estilo, com show do rapper Gabriel, O Pensador. Ao longo de 22 dias, recebe vasta programação musical e cultural, com expectativa de promete reunir milhares de pessoas.

A programação do Race Village segue neste domingo (8). A partir das 18h30, o velejador olímpico Lars Grael faz palestra. O tema é “Superação: ajuste as velas e desafie os seus limites”. Na sequência, às 20h, começa Show da Luana Camarah.

Regata de Dingue no entardecer (Marco Yamin / Sectur Ilhabela)

Resultados – dia 1

Star

1) Marcelo Bellotti/Pedro Bolder – 4pp

2) Torben Grael/Arthur Lopes – 4pp

3) André Diomelli/Marcos Lagoa – 7pp

4) Lars Grael/Samuel Gonçalves – 8pp

5) Torkel Borgström /Leandro Altolaguirre (ARG) – 11pp

Dingue

1) Bruno C Santos/Gustavo Santana

Open Bic

1) Giovana dos Santos

Optimist

Categaria Estreantes: 1) Marcos A Rodrigues

Categoria Veteranos: 1) Alex F Khul

29er

1) Ana Julia Tenório/Ana Varoni

420

1) Leonardo Didier/Tiago Rodrigues

Laser 4.7

1) Jacobo Iglesias

Laser Radial

1) Nicolas Bernal

Laser Standar

1) Luiz Etchenique

Wind

1) Udo Schenker

Snipe

1) Rafael Gagliotti/Henrique Wiesiewski

Programação da Semana de Monotipos

Dia 7 (sábado)

Das 9h às 10h30 – Inscrição

Às 11h – Abertura Oficial

Às 13h – Regatas

Dia 8 (domingo)

Às 12h – Regatas

Dia 9 (segunda-feira)

Às 12h – Regatas

Às 17h – Premiação e confraternização

Programação – Confira a programação completa de Ilhabela no mês de julho no Race Village no link http://www.turismoilhabela.com/evento/29

Mais informações:

Site: www.turismoilhabela.com

Facebook: http://www.facebook.com/turismoilhabela/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo