Inscrições abertas para as Oficinas de Férias na Biblioteca Isaias Paim

Campo Grande (MS) – A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim está com inscrições abertas para as Oficinas de Férias, que acontecem de 17 a 19 de julho, das 8 às 12 horas. O objetivo é trabalhar e brincar com a cultura popular, lendas, diálogo, brincadeiras, danças, folclore e as ladainhas de roda, proporcionando um resgate da ludicidade.

Os ministrantes serão Ciro Ferreira, graduado em Artes cênicas pela Universidade Estadual do MS, com o projeto de coar fubá – construção de história e construção de brinquedo, e Rosilda Figueiredo, graduada em Artes Cênicas, com atividades de brincadeiras populares.

Foto: Divulgação

As oficinas são uma oportunidade de atividade para as crianças durante as férias e oportunizam atrair o público infantil para o espaço bibliotecário. “No mundo de hoje as tecnologias cada vez mais ganham força, e os livros e as brincadeiras ficam cada vez mais distantes dos corpos infantis. Pensamos a biblioteca como um lugar em que devemos ter o cuidado, isso se aplica à afetividade, formação de identidade, desenvolvimento da criatividade, capacidade de ouvir o outro. Além disso, com a leitura e as diversas linguagens do saber que propomos na Biblioteca, faz-se mais que obrigatória a leitura, para que todas as formas do saber aproximem esses corpos que estão em processo de formação, propiciando contribuir para a democratização de nossos bens culturais, bem como incentivar a escrita”, explica a coordenadora da Biblioteca, Eleuzina Crisanto de Lima.

A contação de histórias ganhará destaque nesta edição do Projeto de Férias na Biblioteca, com a temática das manifestações populares, pois é um importante subsídio e recurso didático educativo, propiciando a ludicidade.

O contador de histórias Ciro Ferreira vai instigar as crianças participar ativamente das construções das histórias, com dinâmicas com fantoches feitos com sucata. A partir de garrafa PET, cada participante terá a oportunidade de construir e interagir com seu personagem, vivenciando e experimentando acalantos e brincadeiras na transmissão das histórias. Os adultos são responsáveis pelos cortes de garrafas.

Rosilda Figueiredo vai realizar atividades de brincadeiras populares pesquisadas no cotidiano das comunidades. O objetivo é estimular o universo lúdico e proporcionar momentos prazerosos fundamentais para o desenvolvimento e a socialização da criança.

O Projeto acontece de 17 a 19 de julho, das 8 às 12 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente, na Biblioteca, que fica no 2º andar do Memorial da Cultura e Cidadania (Avenida Fernando Correa da Costa, 559), ou pelo telefone (67) 3316-9161.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FCMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo