Poder do Voto participa de audiência pública na Câmara dos Deputados

Evento debaterá uso de tecnologias em apoio ao maior envolvimento entre a população e a política.

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – O aplicativo Poder do Voto (www.poderdovoto.org), iniciativa que possibilita a qualquer eleitor se comunicar e cobrar seus representantes sistematicamente, de acordo com temas de seu interesse, participará da audiência pública convocada para esta semana na Câmara dos Deputados com o objetivo de discutir o uso de tecnologias em apoio ao maior envolvimento entre a população e a política.

O evento será nesta quarta-feira (20), às 9h30, no Auditório Freitas Nobre, Anexo IV, da Câmara dos Deputados. A iniciativa é da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, que enviou requerimento assinado pelo Deputado Eros Biondini (PROS/MG).

O cofundador do Poder do Voto e responsável pelas Comunidades, Paulo Dalla Nora, ressalta a importância da realização da audiência sobre o tema, não só como forma de discutir aspectos que impactam no dia a dia dessas iniciativas digitais, mas, principalmente, para tornar pública a existência das mesmas e o desejo de desenvolvimento de uma relação de colaboração com as autoridades políticas do país. “Está se desenvolvendo um ecossistema bastante rico de ferramentas que ajudam o eleitor a estar mais próximo e participar mais efetivamente das decisões. Ao fomentar este tipo de debate, a Câmara dos Deputados demonstra estar sensível a este fenômeno e aberta ao trabalho em conjunto em prol do aperfeiçoamento da democracia”, diz.

Na justificativa presente no requerimento, o parlamentar afirma que a aproximação de toda a sociedade com a política vem se tornando vital para o bom andamento do país e, principalmente, para uma maior vigilância sobre o que os representantes do povo têm feito para construir o bem-estar de todos e como eles têm gerindo os bens públicos. “Várias ferramentas foram criadas e se mostraram benéficas para que a população possa opinar e ajudar na consolidação de leis que impactam na vida de milhares de pessoas diariamente”, afirma.

O projeto do aplicativo Poder do Voto estabelece um conjunto de parcerias com entidades que são chamadas de ‘Comunidades’. Elas emitirão posicionamentos a respeito dos projetos em votação na Câmara e no Senado para auxiliar os usuários do app a analisar as propostas em discussão no Congresso.

Até o momento fazem parte deste grupo de Comunidades, o Instituto Millenium, o Centro de Liderança Pública (CLP), o Politize, o site Raking dos Políticos e à União Geral dos Trabalhadores (UGT), central sindical que possui 1.336 entidades sindicais filiadas e representa mais de 10 milhões de trabalhadores de todo o país. Com o objetivo de ampliar o debate e ter diversidade nas opiniões, o Poder do Voto também está em negociações avançadas para a entrada na plataforma da CUT, DIAP, CNI e FIESP.

Sobre o Poder do Voto

O aplicativo Poder do Voto tem como objetivo utilizar a tecnologia para proporcionar ao eleitor clareza da representação política e auxiliar na construção de um ambiente político saudável que melhore as condições de vida do país.

Por meio de inteligência artificial, big data e interação via API com o Congresso Nacional, o projeto pretende fazer a ligação entre o eleitor e seus representantes parlamentares permitindo que, mesmo sem deixar de lado suas atividades diárias, as pessoas possam influenciar nas votações de projetos de seu interesse.

Através de seus telefones celulares, os usuários poderão dizer como querem que os deputados e senadores votem em cada situação e avaliar o quanto isto estará sendo feito como critério para escolha em futuras eleições. O aplicativo permite ainda aos parlamentares uma aproximação direta com seus eleitores, conhecendo suas opiniões e podendo inclusive explicar seus posicionamentos diretamente a eles, sem a necessidade de intermediários, como a imprensa, por exemplo.

Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, criado por Mario Mello, ex-diretor geral do PayPal para a América Latina, Paulo Dalla Nora, empreendedor ligado a inovação em energia renovável, e Gustavo Castro, fundador do De Vivo, Whitaker e Castro Advogados. O Poder do Voto não tem qualquer filiação partidária ou ligação com entidades do mundo político. É um projeto mantido por doações apenas de pessoas físicas e não tem fins lucrativos. Os dados colhidos pela aplicativo não poderão ser vendidos nem cedidos a nenhum partido político, candidato ou instituto de pesquisa.

Para saber mais: www.poderdovoto.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo