Festival Varillux terá sessões educativas e atividades gratuitas

Roda de Conversa da Edição de 2017 – Foto: Divulgação

O Festival Varilux de Cinema Francês deste ano traz para Campo Grande ações que visam aproximar o contato do público com o cinema estrangeiro. Além das exibições do festival que acontecem de 07 a 20 de junho, no Cinemark, o público também poderá participar de outras atividades relacionadas a uma programação especial e gratuita.

Nos dias 12 e 15 de junho, às 10h, serão realizadas as sessões educativas, ação do Festival Varilux de Cinema Francês inédita em Campo Grande e voltada para alunos de ensino fundamental e médio. A novidade na programação da Capital agradou a coordenadora da Escola Estadual Hércules Maymone, Jane Padilha, que defendeu o intuito da inciativa em expandir o contato de crianças e adolescentes com o cinema francês.

“Acredito que o cinema seja um importante recurso pedagógico, atrativo, diferenciado, que estimula a atenção e a concentração em nossos alunos. Participar do Festival Varilux potencializa essa experiência, por causa da qualidade dos filmes. Vamos aproveitar a oportunidade de continuar o trabalho no retorno à escola com a discussão do filme”, comentou Padilha.

Os alunos do Hércules Maymone, no dia 12, vão assistir no Cinemark o filme “O orgulho”, de Yvan Attal, que narra a história de Neila Salah, uma jovem que cresceu na periferia e sonha em ser advogada. Dentro da renomada Faculdade de Direito de Paris, ela se depara com preconceitos e desafios. No dia 15, é a vez do Colégio Militar de Campo Grande, que levará os alunos para assistir “A Raposa Má”, animação vencedora do Prêmio César em 2018.

Segundo Marcia Saddi, Vice-Diretora da Aliança Francesa de Campo Grande, produtora regional do Festival Varilux de Cinema Francês na Capital, essa edição está focada em temas de importância social e a programação vem para reforçar o papel do cinema nesse âmbito. “Acreditamos na arte como transformadora da sociedade, por isso queremos usar esse momento para promover ações de cultura e lazer que complementem as exibições do circuito”.

ATIVIDADES GRATUITAS

Outra importante atividade realizada nesse ano será a Sessão de Democratização. Uma sessão aberta e gratuita que oferece uma seleção de curta-metragens sobre temas contemporâneos importantes. A ação acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no auditório da SEDFOR/UFMS (Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores), dia 14, às 19h.

Para o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, receber uma Sessão do Festival Varilux de Cinema Francês é muito gratificante. “Cultura e produção de conhecimento são atividades que caminham juntas, por isso ao receber a sessão do festival, temos a oportunidade de intensificar esse diálogo, promovendo novas reflexões a partir dos filmes que serão exibidos”, afirmou.

Fechando a programação especial do Festival Varilux, haverá também uma Roda de Conversa Sobre Cinema Francês com o Professor Dr. Marcelo Bueno. O bate-papo acontecerá no Sesc Cultura, no dia 15 de junho, às 19h, com o intuito abordar a programação deste ano, passando por cada título serão discutidos os temas, as representações e os pontos fortes e fracos. A entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo