Vulcão entra em erupção na Guatemala e 25 pessoas morrem

Erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala já matou cerca de 25 pessoas – Foto: AFP

O Vulcão de Fogo, na Guatemala, entrou em erupção neste domingo (03/06) jorrando lava quente e expelindo cinzas e densas colunas de fumaça. Até o momento foi registrada a morte de 25 pessoas e 325 tiveram que deixar suas casas.

As autoridades guatemaltecas informaram que aproximadamente 1,7 milhão de pessoas foram afetadas diretamente pela erupção do vulcão, que continua jorrando lava e expelindo fragmentos e fumaça tóxica.

O monte onde fica localizado o vulcão possui cerca de 3.763 metros de altura e a lava está jorrando pela margem Sul do mesmo. Entre as vítimas fatais estão várias crianças.

O principal aeroporto da capital do país teve que ser fechado para pousos e decolagens, afetando dezenas de pessoas. Todos os voos foram cancelados.

O Governo da Guatemala determinou o fechamento imediato de escolas, prédios públicos e estabelecimentos de entretenimento. Somente estabelecimentos comerciais, como supermercados e farmácias, podem permanecer abertos.

Carros ficaram cobertos de cinzas expelidas pelo vulcão – Foto: Orlando Estrada/AFP

O porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, informou que aproximadamente 3 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, tendo 653 sido levadas para abrigos públicos. Todas as demais foram para casas de familiares e amigos.

Os Departamentos de Escuintla (Sul), Sacarepéquez (Oeste) e Chimaltenango (Oeste) são os mais atingidos pela erupção do vulcão.

Imagens divulgadas pela televisão local e nas redes sociais mostram corpos caídos no chão e casas e veículos tomados pelas chamas. As colunas e fumaça e de cinzas chegam a atingir 6 mil metros de altura.

Um homem de 52 anos, identificado como sendo Efraín Gonzáleis, disse em entrevista à Agência AFP, que ele a esposa e a filha de um ano conseguiram de salvar quando a lava do vulcão atingiu sua casa, mas que um filho de 10 anos e uma filha de 4 anos permanecem desaparecidos.

Até o momento o número oficial de mortos chega a 25 e o de feridos a 73. Já o número oficial de desabrigados é de 2.300 pessoas.

Equipes de emergência e de busca e salvamento foram mobilizadas e já seguiram para as áreas mais atingidas. Há fata de luz em várias cidades, já que postes e cabos de energia foram atingidos pela lava.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o vulcão parou de expelir lava, mas que a atividade pode voltar a ocorrer a qualquer momento.

Países como a Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Suécia, Suíça e França, além da União Europeia (UE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização dos Estados Americanos (OEA) e Organização das Nações Unidas (ONU), expressaram solidariedade ao governo e a população da Guatemala e se depuseram a ajudar o país.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo