Atentado a bomba deixa mortos e feridos em Cabul, no Afeganistão

Policiais patrulham o local em Cabul, no Afeganistão, onde religiosos foram alvo de um ataque nesta segunda-feira (04/06) – Foto: Omar Sobhani/Reuters

Terroristas invadiram na madrugada desta segunda-feira (04/06) um centro religioso mulçumano em Cabul, capital do Afeganistão e detonaram os explosivos que traziam atados ao próprio corpo. Até o momento foi registrada a morte de pelo menos sete pessoas e outras 15 ficaram feridas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque ocorreu pouco depois do Grupo Ulemás ter sido condenado pela Justiça Afegã por atos terroristas.

Testemunhas disseram que o atentado aconteceu quando os convidados estavam deixando o centro religioso, tendo os autores do ataque morrido no local.

Equipes de resgate, policiais e bombeiros foram acionados e rapidamente chegaram ao local, que foi isolado pela polícia local. Buscas foram realizadas na região na tentativa de localizar possíveis suspeitos.

O porta-voz da polícia em Cabul, Hashmat Stanikzai, disse em entrevista à Agência France Presse, que as “informações preliminares revelam que o ataque suicida aconteceu por volta das 11h30min (horário local), quando as pessoas estavam saindo da reunião religiosa, tendo sets pessoas morrido na explosão, incluindo um policial”.

As autoridades policiais afegãs estão investigando o atentado e até o momento nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

O porta-voz do Ministério do Interior Afegão, Najib Danish, disse em entrevista coletiva que o atentado deixou 12 mortos e feridos, entre eles dois homens-bombas, que chegaram ao local a pé.

A imprensa local informou que ao menos 3 mil pessoas participavam da reunião religiosa, tendo a maioria deixado o local momentos antes do ataque. Estavam no centro religioso a alta cúpula do clero e vários funcionários do governo afegão.

Um dos membros da Força de Segurança Afegã, que preferiu não se identificar, disse que os homens-bombas detonaram os explosivos na rua, em frente à entrada da tenda onde os ulemás estavam reunidos para emitirem um decreto religioso (fatwa) contra o terrorismo e os atentados suicidas.

Uma fonte do governo local publicou nas redes sociais que o decreto religioso (fatwa) declara que “os atentados suicidas e as explosões contrárias ao islã são um grave pecado”.

O Talibã e o Estado Islâmico atuam em Cabul e podem ter participado deste ataque terrorista.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo