Tempestade atinge Cuba e mata 4 pessoas

Uma forte tempestade subtropical, denominada de ‘Alberto’, atingiu nesta terça-feira (29/05) a Ilha de Cuba, provocando a morte de pelo menos quatro pessoas. Milhares de pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas e todas foram levadas para abrigos públicos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a refinaria de petróleo de Cienfuegos, importante para a economia cubana, teve que ser fechada e todos os trabalhos foram interrompidas.

As autoridades cubanas informaram que o tanque de tratamento de resíduos da refinaria foi inundado, e que por razões de segurança a mesma foi fechada por tempo indeterminado.

Uma ponte na cidade de Zaza del Medio, em Cuba, foi parcialmente destruída – Foto: AFP Photo

Uma ponte localizada na cidade de Zaza del Medio, Região Central do país, foi parcialmente destruída pela forte correnteza de um rio, dificultando a retirada de pessoas.

O ministro do Interior de Cuba, Julio César Gandarilhha, disse em entrevista coletiva concedida à imprensa local e estrangeira, que todas as mortes ocorreram por imprudência.

Temos quatro perdas de vidas, todas por imprudência“, disse Julio César Gandarilla.

Ele também participou de uma reunião com o presidente Miguel Díaz-Canel para avaliar os danos.

Entre os mortos está um agricultor de 77 anos, que tentou cruzar um rio na cidade de Trinidad, na província de Sancti Spíritus. Ele foi arrastado pela correnteza e se afogou.

O corpo da vítima foi resgatado pelos socorristas as margens do Rio Caña e levado para o necrotério.

As fortes chuvas estão castigando principalmente as regiões Central e Oeste de Cuba, e segundo as autoridades locais, as províncias mais afetadas são Cienfuegos, Sancti Spíritus e Villa Clara, que foram parcialmente evacuadas. Ao todo, 40 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Na província de Sancti Spíritus cerca de 1.200 moradias foram danificadas. Equipes vão avaliar os danos causados as edificações para averiguar se elas precisarão ou não ser demolidas.

A Tempestade ‘Alberto’ está se dirigindo para os Estados Unidos, devendo atingir o país nas próximas horas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo