Trem carregado com óleo diesel descarrila próximo a Bauru (SP)

Um trem carregado com 650 mil litros de óleo diesel descarrilou na manhã desta terça-feira (29/05) em Bauru, interior de São Paulo. Não há registro de vítimas.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da concessionária que administra a ferrovia, o acidente aconteceu na altura do Bairro Jardim Guadalajara. Acredita-se que o trem possa ter descarrilado em decorrência de um possível ato de sabotagem/vandalismo.

Foto: Divulgação

Técnicos da empresa foram até ao local do acidente para averiguar o que de fato ocorreu e constataram que parafusos foram retirados da linha férrea.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Bauru, que ficará encarregada pelas investigações. Testemunhas deverão ser ouvidas, assim como os funcionários da empresa.

Os técnicos da concessionária foram ao local por volta das 08h35min (horário de Brasília) e constataram que uma ou mais pessoas utilizaram chaves-mestra para retirar os parafusos das talas de ferro que unem um trilho a outro. Sem esses parafusos, os trilhos ficam instáveis, provocando o descarrilamento.

Ao todo, 10 vagões carregados com combustíveis descarrilaram, mas até o momento não houve vazamento e nem danos ao meio ambiente. A composição férrea seguia em direção a Bauru, onde o óleo diesel seria descarregado e repassados a distribuidoras.

Funcionários e técnicos da concessionária permanecem no local realizando os reparos necessários nos trilhos. A previsão é a de que o trem possa seguir viagem dentro de duas horas.

O suspeito, se identificado, poderá ser preso e irá responder a processo por crime de perigo de desastre ferroviário, previsto em Lei.

Em nota distribuída à imprensa, a concessionária confirmou o acidente, mas não citou atos de sabotagem ou vandalismo. A nota destaca ainda que a falta destes parafusos não compromete a linha férrea por si.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo