Tiroteio deixa 3 mortos e 2 feridos em Liége, no Leste da Bélgica

Policiais e especialistas forenses buscam evidências no local do ataque em Liége, na Bélgica – Foto: Francois Lenoir/Reuters

Um tiroteio ocorrido na manhã desta terça-feira (29/05) no Centro de Liége, no Lesta da Bélgica, causou a morte de pelo menos três pessoas e deixou outras duas feridas em estado gravíssimo. A Procuradoria Federal Belga assumiu as investigações.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tiroteio aconteceu por volta das 10h33min (horário local), em frente a uma escola localizada no Boulevard d’Avroy, uma das mais importantes e movimentadas avenidas da cidade.

Informações preliminares revelam que policiais belgas faziam rondas de rotina na região quando avistaram um suspeito próximo a escola. Durante a abordagem o homem conseguiu desarmar e roubar a arma de um dos policiais e disparou contra as pessoas.

Policiais são vistos no local do tiroteio em Liége, na Bélgica – Foto: Thomas Van Ass/Reuters

Os dois policiais e uma passageira de um veículo que passava pelo local morreram na hora. O suspeito continuou a atirar em direção as pessoas, fazendo com que todas saíssem correndo em pânico.

Equipes da polícia e dos bombeiros foram acionadas e rapidamente chegaram a região, que foi isolada e cercada. O suspeito conseguiu fazer uma mulher de refém e começou a negociar com os policiais.

Paramédicos e ambulâncias também foram acionados e permaneceram no local durante toda a negociação. Os feridos foram socorridos e levados para hospitais da cidade.

Policial belga se emociona ao constatar a morte de três pessoas em Liége, na Bélgica, vítimas de um atentado – Foto: Francois Lenoir/Reuters

Um atirador de elite da polícia belga se posicionou no alto de um edifício e conseguiu matar o suspeito. A mulher feita de refém não se feriu, mas mesmo assim foi encaminhada a um hospital.

As autoridades belgas trabalham com a hipótese de incidente doméstico, mas não descartam a possibilidade de atentado terrorista. Vários vídeos feitos por populares e divulgados nas redes sociais mostram pessoas correndo pela principal avenida de Liége.

A imprensa local divulgou a informação de que o suspeito teria gritado “Allahu Akbar” (Alá é Grande) durante os ataques, porém a mesma não foi oficialmente confirmada pelas autoridades policiais belgas.

Ruas e avenidas próximas do local do tiroteio, em Liége, na Bélgica, foram interditadas nesta terça-feira (29/05) – Foto: AFP

O porta-voz da Procuradoria Belga, Eric Van Der Sypt, disse em entrevista coletiva, que os procuradores assumiram as investigações, “porque existem elementos que vão na direção de um atentado terrorista”.

O último ataque terrorista na Bélgica aconteceu em 25 de agosto de 2017, quando um homem de 30 anos, de origem somali, atacou com uma faca dois soldados belgas, no Centro de Bruxelas, capital do país. Um dos soldados morreu e o outro ficou levemente ferido.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo