Expoagro 2018: Ações do Senar/MS registram a participação de mais de 2 mil pessoas em Dourados

De dia de campo a lançamento de programa, Sistema Famasul fomenta setor produtivo na 54ª Expoagro

Foto: Divulgação

Durante a 54ª Expoagro – Feira Internacional de Dourados, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural promoveu ações que registraram a participação de mais de 2 mil pessoas. Entre as iniciativas, um dos destaques foi o lançamento do Programa Granja Plus, desenvolvido pelo Sistema Famasul.

“Mato Grosso do Sul é o melhor lugar para expansão de suínos e aves. Na logística, estamos próximos dos grandes centros de consumo dentro do Brasil; temos relevância na atuação dos principais players do mercado nacional, além da matéria-prima de qualidade para a produção. É com essa projeção que o Granja Plus chega, para possibilitar melhoria em todos os pontos do negócio, que vai de gestão e manejo e alcança a comercialização e a sustentabilidade”, destacou o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, que fez o lançamento do Programa.

Outra importante ação do Senar/MS, na Expoagro, foi o inédito Encontro Técnico de Fruticultura, setor que está em constante profissionalização no Brasil, 3º maior produtor de frutas do mundo. “O encontro desperta o interesse em produtores e aproxima o segmento dos consumidores”, comentou o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA e presidente da Abrafrutas – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, Luiz Roberto Barcelos.

 “O evento é muito bom. Já compramos alimentos, e agora as informações alimentaram ainda mais o ânimo e vontade de produzir frutas, especialmente a goiaba”, comenta a produtora no Assentamento Santa Mônica, em Terenos, Simone Barbosa.

A feira também contou com o Dia de Campo Hortifrúti Legal – programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, que aconteceu no dia 12 de maio com participação de 380 pessoas.  O momento foi oportuno para que produtores rurais tivessem acesso às novas tecnologias e troca de experiências.

O produtor rural de Dourados, João Paulo Dutra, e sua esposa, Tamy Azambuja, participaram dos cursos de irrigação e cultivo em mulching, preparo de mudas de hortaliças. “Todos os cursos são bem-vindos. Aprender novas técnicas e se profissionalizar é importante”, afirma o produtor que já participou outras vezes dos cursos promovidos pelo Senar/MS na Expoagro. “Vamos começar a produzir cebolinha e salsinha.  Aprender a técnica de mulching foi muito válido para essa produção”, conclui.

Outra iniciativa foi o Workshop de Piscicultura, no dia 16, com a participação de 170 pessoas, que permitiu o acesso às novas técnicas e alternativas de diversificação de renda.

O Senar/MS também promoveu o Dia de Campo ATeG Mais Leite atendendo 380 pessoas. O programa tem como objetivo propiciar aumento de qualidade e tecnificação do manejo no sistema produtivo de leite. Outras oficinas relacionadas aos segmentos leiteiro e de hortifrúti, capacitaram 338 pessoas. O Sebrae/MS apoiou as iniciativas do Senar/MS na Feira.

Além das ações citadas, a Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS realizou mais uma edição do Circuito Aprosoja que ocorreu no dia 18 de maio. O evento abordou temas voltados à gestão e sucessão familiar. Os palestrantes foram o sócio proprietário da empresa safras & cifras Murilo Dáme e as consultoras do Grupo Agros Marcia Barbieri e Silmara Barulffi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo