Uso de celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil

De acordo com a NHTSA, o uso do aparelho aumenta em 400% os riscos de sofrer um acidente

Celular ao volante, perigo constante (Foto: Divulgação)

Celular ao volante, perigo constante (Foto: Divulgação)

Não é novidade que há um grande risco em acessar um aplicativo ou dar aquela rolada em seu feed de notícias enquanto dirige, mas números divulgados recentemente comprovam quão inseguras são essas ações. De acordo com a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil.

E nos Estados Unidos, em 2016, 3.450 pessoas morreram em acidentes causados por distração. É o que mostram os números da NHTSA (Administração Nacional de Segurança Viária). Ainda de acordo com a instituição, o uso de celular aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente de trânsito.

De olhos fechados

Uma mensagem de texto pode até parecer inofensiva no trânsito. Mas um estudo feito pela Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apontou que desviar o olhar para responder uma mensagem no Whatsapp à velocidade de 80 km/h equivale a dirigir a extensão de um campo de futebol inteiro com os olhos fechados.

O estudo apontou que alguns motoristas chegam a ficar até 4,5 segundos sem atentar ao trânsito enquanto interagem em alguma rede social. Sendo assim, abrir o Facebook à velocidade de 50 km/h equivale a deixar o carro “dirigir sozinho” por uma extensão equivalente a 12 veículos populares enfileirados. A pesquisa também cita o Instagram. Para se ter uma ideia, o simples fato de carregar a rede social à velocidade de 50 km/h equivale à percorrer a extensão de duas carretas enfileiradas com os olhos fechados.

O que as redes sociais estão fazendo

Mais de 1 bilhão de pessoas usam o  Whatsapp, o maior aplicativo de conversa do mundo. Quando consultada, a rede informou que não tem nenhum dado estatístico a respeito do assunto e preferiu não disponibilizar nenhum porta voz da empresa para se pronunciar. O Instagram também preferiu não se manifestar quando questionado a respeito de alternativas ou campanhas para mudar essa realidade.

O uso de celular ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada gravíssima, sendo passível de multa de R$ 293,47, além de render 7 pontos na carteira de habilitação

Como forma de amenizar os acidentes causados pelo uso das redes sociais – e diversos outros recursos que os smartphones oferecem – enquanto se dirige, algumas montadoras estão dispostas a trazer um pouco mais dessa tecnologia integradas aos seus veículos. Esse é o exemplo recente da Ford, que integrou o aplicativo Waze à rede de entretenimento da marca. A ferramenta evita que o motorista use o celular enquanto dirige.

A Google também está dentro dessa corrida por um trânsito mais seguro. Um dos principais sistemas de integração entre smartphones e centrais multimídias, o Android Auto é um bom exemplo de como se manter conectado sem desviar a atenção do trânsito. A tecnologia é capaz de espelhar a tela de seu celular na central multimídia do carro. A plataforma recentemente anunciou melhorias em seus sistemas de integração, como, por exemplo um novo recurso que permite a resposta de mensagens por comandos de voz, através do Google Assistant.

Outro recurso que integra-se às centrais multimídias é o Apple Car Play. Marcas como Jeep, Renault, Volvo, Ford, Nissan, BMW, Toyota, entre outras, usam a plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo