Os 25 carros mais vendidos da América Latina no primeiro trimestre em 2018

Chevrolet Onix é lider seguido por Ford Ka e Nissan Versa; Kicks lidera os SUVs compactos e Toyota Hilux é "top 5" na região

Carros mais vendidos da América Latina no primeiro trimestre de 2018 (Foto: Montagem/Divulgação)

Carros mais vendidos da América Latina no primeiro trimestre de 2018 (Foto: Montagem/Divulgação)

Líder há três anos consecutivos no Brasil, o Chevrolet Onix é também o carro-chefe da GM no mercado latino-americano, que começou 2018 com alta de 7,1% frente ao mesmo período de 2017, somando 1,39 milhão de unidades emplacadas. O crescimento é impulsionado sobretudo pela retomada da indústria automobilística brasileira, que acumulou 527.700 modelos novos vendidos, alta de 14,8% ante o total registrado entre janeiro e março do ano passado. O balanço é da consultoria Jato Dynamics.

O relatório, divulgado neste mês de maio, soma os resultados dos nove principais países do bloco — Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Porto Rico e Uruguai. O mercado nacional é o maior da região, seguido por México, com 338.600 veículos vendidos, e Argentina, que acumula 265.000 carros no período. Tal como observado aqui, o volume de SUVs vendidos deu um salto expressivo, mas o documento também revela que os novos compactos, como VW Polo, Fiat Argo e Renault Kwid, deram um “gás” extra.

Ka e Versa no “top 3”

Chamado de Figo em alguns mercados, o Ka é o segundo modelo mais vendido da América Latina neste ano e está na cola do líder Onix, com 47.545 unidades emplacadas no período contra 54.637 somadas pelo rival. Próximo de receber um facelift que o deixará mais moderno e seguro, o hatch de entrada da Ford apresenta alta de 22% nos emplacamentos, enquanto o Chevrolet cresceu 10% no trimestre. A trinca campeã é formada ainda pelo Nissan Versa, que não tem grande saída no Brasil, mas vende muito no México.

O topo da lista traz na quarta colocação o VW Gol, que liderou o mercado nacional por 26 anos em sequência, e vem se recuperando desde 2017. O hatch popular inclusive tende a subir ao longo de 2018, já que ganhará, em breve, opção de câmbio automático (junto com o Voyage). O “top 5” é fechado pela Toyota Hilux, líder de vendas entre as picapes médias no Brasil desde 2016, o que não deixa de ser impressionante, já que o utilitário custa caro. E entre os SUVs, o Nissan Kicks é líder isolado, seguido pelo Honda HR-V.

Ranking dos veículos no 1º trimestre de 2018

1º) Chevrolet Onix — 54.637 unidades (+10%)
2º) Ford Ka/Figo — 47.545 unidades (+22%)
3º) Nissan Versa — 31.771 unidades (+9%)
4º) VW Gol — 30.622 unidades (-9%)
5º) Toyota Hilux — 29.822 unidades (+8)
6º) Toyota Etios — 28.706 unidades (+12%)
7º) Chevrolet Prisma — 27.297 unidades (+31%)
8º) Nissan Frontier — 24.564 unidades (-4%)
9º) Hyundai HB20 — 24.015 unidades (-2%)
10º) Renault Sandero — 23.514 unidades (-23%)
11º) Chevrolet Spark/Beat — 23.132 unidades (+166%)
12º) Nissan Kicks — 22.507 unidades (+53%)
13º) Toyota Corolla — 21.484 unidades (-5%)
14º) Honda HR-V — 21.411 unidades (+6%)
15º) Nissan March — 20.875 unidades (-9%)
16º) VW Polo — 20.728 unidades (+840%)
17º) Renault Kwid — 20.119 unidades (Novo)*
18º) Fiat Mobi — 19.060 unidades (+28%)
19º) VW Vento/Polo sedan (5ª geração) — 17.813 unidades (-1%)
20º) Fiat Argo — 17.522 unidades (Novo)*
21º) Fiat Strada — 17.451 unidades (+23%)
22º) Chevrolet Aveo/Sonic — 16.502 unidades (-40%)
23º) Ford Ecosport — 16.303 unidades (+25%)
24º) Kia Rio — 16.039 unidades (+45%)
25º) Chevrolet Trax/Tracker — 15.492 unidades (+34%)

* Argo e Kwid não apresentaram variação por serem novos — sem base comparativa — dentro do bloco latino.

Disputa entre marcas

Com as boas vendas de Onix e Prisma (o sedã é o 7º do ranking no ano), a General Motors lidera os emplacamentos latino-americanos neste início de 2018. No entanto, a marca da gravata dourada “estacionou” e não ganhou volume no trimestre. A segunda posição é da Volkswagen, que tem no Polo seu trunfo de momento — a recém-lançada sexta geração do hatch soma 20.728 unidades e alta de 840%. Nissan, Toyota e Ford fecham o “top 5”, e a Renault-Nissan é o grupo campeão do bloco, ajudado pela chegada do Renault Kwid.

Ranking dos fabricantes no 1º trimestre de 2018

1º) Chevrolet — 203.541 unidades (0%)
2º) Volkswagen — 164.570 unidades (+9%)
3º) Nissan — 128.803 unidades (-6%)
4º) Toyota — 122.308 unidades (+7%)
5º) Ford — 110.292 unidades (+8%)
6º) Renault — 100.590 unidades (+21%)
7º) Fiat — 97.624 unidades (+9%)
8º) Hyundai — 80.464 unidades (+9%)
9º) Honda — 63.684 unidades (+6%)
10º) Kia — 51.940 unidades (+16%)
11º) Peugeot — 36.758 unidades (+8%)
12º) Jeep — 33.013 unidades (+28%)
13º) Mazda — 24.228 unidades (+8%)
14º) Suzuki — 18.531 unidades (+23)
15º) Mitsubishi — 16.370 unidades (+9%)
16º) Citroën — 16.276 unidades (+7%)
17º) Mercedes-Benz — 13.551 unidades (+7%)
18º) BMW — 11.024 unidades (+19%)
19º) Audi — 7.955 unidades (+14)
20º) Dodge — 7.268 unidades (-32%)
21º) RAM — 6.909 unidades (-7%)
22º) Chery — 6.114 unidades (+41%)
23º) Seat — 6.048 unidades (-12%)
24º) JAC — 4.850 unidades (+40%)
25º) Great Wall — 4.727 unidades (+51%)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo