Bomba da Segunda Guerra é encontrada em Hong Kong, na China

Cerca de 1.200 pessoas tiveram que deixar suas casas e estabelecimentos comerciais.

Policiais removem nesta sexta-feira (11/05) uma bomba encontrada em obras do metrô em Hong Kong, na China – Foto: Kin Cheung/ AP Photo

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial foi encontrada na tarde desta quinta-feira (10/05) em uma área comercial na cidade de Hong Kong, na China, obrigando as autoridades a retirarem cerca de 1.200 pessoas de suas casas e estabelecimentos comerciais.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a bomba foi encontrada por operários em uma obra no metrô de Hong Kong. Equipes da polícia, dos bombeiros e do esquadrão antibomba foram acionados e rapidamente chegaram ao local, que foi isolado e cercado.

Cerca de 1.200 pessoas que estavam em lojas, restaurantes e prédios comerciais tiveram que deixar a área imediatamente. Um perímetro de segurança foi instalado e todos tiveram que deixar a região.

A bomba, de aproximadamente 450 quilos, de fabricação norte-americana, foi encontrada enterrada em uma obra no Bairro de Wanchai, uma área comercial e bastante movimentada.

O oficial de polícia do esquadrão antibombas, Lai Ngo-yau, disse em entrevista a France Presse, que o artefato explosivo foi encontrado parcialmente enterrado (cerca de 2/3), na posição vertical, e que foi necessário desenterrá-lo para que fosse desativado em segurança.

As autoridades de Hong Kong informaram que a área onde foi encontrada a bomba permanece isolada e interditada e que não há previsão para que a situação seja normalizada. Os policiais pretendem desativar o artefato explosivo, mas caso isso não seja possível, farão uma explosão controlada.

Outras duas bombas similares foram encontradas e desativadas em janeiro deste ano. Também foi necessário retirar os moradores das áreas afetadas.

Historiadores e especialistas acreditam que a bomba tenha sido lançada por aviões dos Estados Unidos (EUA) durante a Segunda Guerra Mundial, quando Hong Kong era uma colônia britânica, e estava ocupada por forças militares do Japão.

Durante a Segunda Guerra, Hong Kong foi palco de intensos e violentos combates entre o Japão e as forças aliadas (EUA e Grã-Bretanha), principalmente entre os anos de 1941 e 1945, entre a invasão japonesa e a libertação da cidade.

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo