Semana dos Museus começa dia 14 com ampla programação em MS

Campo Grande (MS) – A 16ª Semana Nacional dos Museus, organizada pelo Ibram (Instituto Nacional dos Museus), acontece entre os dias 14 e 20 de maio em todo o Brasil, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Mato Grosso do Sul participa com ampla programação de atividades em museus, galerias e outros espaços culturais.

Nessa edição, 1.130 museus de todo o País oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Os objetivos são promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Foto: Divulgação

O tema deste ano é “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, com o objetivo de valorizar iniciativas que busquem a interação por via tecnológica a novos públicos, sem, no entanto, abandonar outras estratégias já utilizadas pelos espaços.

Em Mato Grosso do Sul, as ações são coordenadas pelo Sistema Estadual de Museus da Fundação Estadual de Cultura, contando com ampla agenda em unidades públicas e privadas em várias cidades do Estado. Mato Grosso do Sul participa com ampla programação de atividades em museus, galerias e outros espaços culturais.

A abertura acontece no dia 14 de maio, a partir das 18 horas, no Museu das Culturas Dom Bosco, com a palestra “História, educação ambiental e interculturalidade: diálogos com a cultura Guarani e Kaiowá”, ministrada pelo professor historiador da UCDB, Heitor Medeiros. Logo após haverá observação do céu com telescópios no Parque das Nações Indígenas, atividade realizada pela Casa da Ciência da UFMS, coordenada pela professora Isabela Porto Cavalcante.

Ao longo da semana serão realizadas atividades como experimentos lúdicos de física, química e matemática, cursos, palestras, exposições, exibição de filmes, rodas de conversa, ações educativas em escolas, visitas mediadas a museus, feira de artesanato, apresentação musical e a tradicional pedalada pelo patrimônio.

A Semana será encerrada no município de Maracaju a partir das 18 horas, na Câmara Municipal, com a palestra “Hiperconecção e museus: desafios de experiências significativas no contexto físico e digital”, ministrada por Ana Lourdes de Aguiar Costa, coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo